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Neobus encerra produção do Mega após 25 anos

A encarroçadora de origem paulista foi adquirida pela Marcopolo em 2015

Foto: Emanuel Edson

Criada em 1996, a Neobus é a sucessora da antiga encarroçadora Thamco, que foi fundada em 1985 e que fez sucesso com modelos como Padron Águia, Scorpion e o Dinamus. Em 1999, a Neobus foi incorporada pela empresa San Marino Implementos, que produzia componentes para a indústria automobilística, e passou a se chamar San Marino Neobus, com essa mudança a empresa se mudou de Guarulhos em São Paulo, para a cidade de Caxias do Sul. Em 2015, após uma grave crise financeira a Neobus passou a ser controlada pela gigante Marcopolo, que em 2017 decidiu encerrar a produção de carrocerias rodoviárias New Road e em 2018 lançou a nova geração do seu maior sucesso na linha urbana, o New Mega, que a essas alturas era uma versão simplificada do Torino produzido pela Marcopolo no mesmo período.

Agora a Marcopolo promoveu novas mudanças na linha Neobus, e a subsidiária concentrará sua produção em micros e midi, com isso a linha New Mega já esta indisponível no seu catálogo após três anos de produção.

E para relembrar os 25 anos do Mega, nós do Buzu071 separamos a história desse modelo desde sua primeira geração e sua passagem marcante pelo sistema de ônibus de Salvador.

Seu primeiro modelo urbano foi o Mega, sua primeira geração hoje carrega a alcunha do seu ano de nascimento, e é conhecido como Mega 96. Poucas empresas de Salvador investiram nessa primeira geração na época, tendo a São Cristóvão como a principal referência do modelo na região, que também foi comprada pelo Grupo Ondina, anos depois de seu lançamento a Expresso Vitoria incorporou a sua frota, algumas unidades usadas como a da foto abaixo.

Foto: Tarcísio Rodrigues / Ônibus Brasil

Já sua segunda geração que foi lançada em 2000, foi bem conservadora e apenas atualizou o design dianteiro da geração passada, o que resultou numa participação ainda menor em Salvador e só foi comprada pela estreante Central Transportes, que fazia parte do Grupo Ondina.

Foto: Walace Aguiar / Ônibus Brasil

Já sua terceira geração foi mais ousada, mudou drasticamente seu estilo e melhorou a qualidade da carroceria. Essa mudança garantiu um numero de vendas mais expressivo e a carroceria foi comprada por empresas do grupo Gevan o que garantiu sua aparição na Praia Grande, Boa Viagem e União.

Foto: Icaro Chagas / Ônibus Brasil

Em 2006 a Neobus criou a geração do Mega que obteve seu maior sucesso e foi comprado por diversas empresas do sistema urbano de Salvador, a lista inclui empresas como Vitral, Verdemar, Joevanza e a BTU que comprou grandes lotes entre 2010 e 2012.

Foto: Franz Hecher / Transporte em Debate (TED)

Em 2013, mesmo numa grave crise financeira a Neobus lançou uma nova geração do Mega, que foi batizada como Mega Plus e que a Barramar foi a única empresa local a comprar, na região metropolitana a LC também teve algumas unidades.

Foto: Rodrigo Vieira / Ônibus Brasil

Para ampliar a sua oferta de produtos, em meio a crescente operação em corredores exclusivos a Neobus criou a versão articulada, Mega BRT. Essa versão não foi comprada pelas empresas soteropolitanas, ainda assim as empresas Expresso Vitória, Boa Viagem e a Praia Grande testaram uma unidade que foi disponibilizada pela volvo em 2012.

Foto: Ícaro Chagas / Ônibus Brasil

Em 2018, quando já estava sob o controle da Marcopolo a Neobus lançou a sua última geração, o New Mega. Essa geração foi adquirida em 2019 pelos consórcio Plataforma e pelo consórcio Salvador Norte, que deixou de operar no transporte público da cidade em 2021.

Foto: Emanuel Edson
Foto: Ícaro Chagas / Ônibus Brasil

Com o fim da produção do New Mega a Neobus/Marcopolo finalizam 25 anos história de uma das carrocerias mais relevante do mercado nacional nos últimos tempos.

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