fbpx
ÔnibusTransporte público

Joevanza, uma empresa marcante para o transporte público de Salvador.

Empresa atua em Salvador à mais de 5 décadas.

Se você mora ou já morou em bairros como Pernambués, Saboeiro, Sussuarana, Doron ou Cabula VI, com certeza se recorda do ônibus com a pintura em Vermelho e amarelo, circulando pela cidade. Essa matéria vai resgatar a história de uma empresa, que pode ser considerada icônica no transporte público baiano.

Ciferal Alvorada III

A Empresa de Transportes Joevanza foi fundada no ano de 1970 pelo empresário João Evangelista Souza, que era chamado pelos mais próximos de “seu Jonga” e para quem não sabe, o Jo-Evan-Za foi criado a partir do nome completo do seu fundador.

No início da década de 80, a Joevanza vinha em um grande ritmo de crescimento e sua frota já contava com mais de 250 veículos. Em 87, Jonga adquiriu a empresa Ypiranga e decidiu criar empresas de ônibus e passá-las para o comando de seus herdeiros, desta forma a frota da Joevanza foi sendo dividida aos poucos, a primeira empresa proveniente da Joevanza, foi a Boa Viagem, ainda no ano de 1987, já em 92 a empresa fez uma nova cisão e criou a União, em 1994 surgiram a Violeta Transportes (Vitral) e a Axé, dois anos depois, nasce a Praia Grande. Além das empresas de Salvador, algumas empresas da região metropolitana também têm a influência desse mesmo grupo, é o caso da Litoral Norte (atual Expresso Metropolitano) e Costa Verde em 1998 e da Cidade Industrial em 2003.

Caio Amélia

Diante de tamanha história, podemos afirmar que a Joevanza foi a grande “mãe” do Grupo Evangelista ( atual consórcio Plataforma ) e tem uma imensa contribuição ao transporte público da Bahia.

Caio Vitória

E para ilustrar esse perfil de “mãe”, na imagem abaixo vocês vem um Urbanus Scania de prefixo 4218 na Joevanza, depois o mesmo carro foi passado para a Boa Viagem com numeração 4730 e por fim foi para a Praia Grande, como 4811 e o detalhe é que na foto ele está na linha 1306 que foi da União por mais de 2 décadas.

Busscar Urbanus

Voltando o foco a Joevanza, os seus últimos 20 anos, ela preservou uma garagem no bairro de Pernambues, pois concentrou sua operação em linhas da região do Cabula, sua pequena frota tinha uma idade média abaixo das demais e era muitíssimo bem cuidada, ao ponto de ser considerada impecável, algo que distoa totalmente do cenário atual.

Marcopolo Torino – Último layout da empresa, antes da formação do Consórcio Plataforma

Desde o final do ano de 2014, a empresa Joevanza compõem o Consórcio Plataforma, que é responsável pela bacia do subúrbio ferroviário. Ja o fundador da empresa, sr. Jonga faleceu em 2008 aos 84 anos, entretanto seus sucessores preservam de maneira muito digna todo o seu legado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *