fbpx
Mobilidade UrbanaTransporte público

Governo da Bahia autoriza desapropriação de área para construção do VLT

Construção do VLT/Monotrilho segue ao longo da avenida Suburbana

Por EMERSON PEREIRA

O Governo do Estado autorizou a desapropriação de uma área de 6 mil m² para a implantação de uma subestação do Monotrilho ( que o governos chama de VLT) do Subúrbio. A medida foi publicada na edição desta quarta-feira (15), do Diário Oficial do Estado (DOE). O terreno da desapropriação, fica na Avenida Afrânio Peixoto, mais conhecida como Avenida Suburbana, na altura do bairro do Lobato.

Na ação, o governo baiano autoriza a Companhia de Transportes da Bahia (CTB), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a promover todos os atos administrativos e judiciais, se necessário em caráter de urgência, para efetivar o processo de desapropriação da área, inclusive com o pagamento imediato das indenizações devidas.


A obra está sendo executada através de uma parceria público-privada entre o governo e a empresa chinesa Skyrail Bahia. Segundo o governo, o sistema terá capacidade de transportar cerca de 172 mil passageiros por dia, nos 28 trens que irão circular ao longo de 23,3 quilômetros para ligar Salvador à cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, passando por 25 pontos de paradas.


A expectativa é que os primeiros testes operacionais sejam realizados no primeiro semestre de 2022. Já no  segundo semestre, um trecho de dois quilômetros entre as paradas Calçada e Santa Luzia será liberado. Em 2023, no primeiro semestre do ano, está prevista a entrega de um trecho de pouco mais de quatro quilômetros que deverá chegar até a parada Lobato. A previsão é que o VLT do Subúrbio esteja com 100% do projeto concluído no segundo semestre de 2024. O investimento total do projeto está avaliado em cerca de R$ 2,5 bilhões.

*Com informações do Bahia Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *