fbpx
Ônibus

Conheça a história da empresa de ônibus Praia Grande

A empresa dominou o transporte público do subúrbio ferroviário

Por EMERSON PEREIRA

No ano de 1996, o Grupo Evangelista fundou sua última empresa dedicada ao transporte coletivo de Salvador, a Praia Grande.

Foto Luiz Lima

Assim como a Axé Transportes, a PG ficou sob a responsabilidade do José Augusto, filho do fundador do Gevan, o sr. Jonga.

Inicialmente, a frota da Praia Grande foi formada por veículos oriundos da Boa Viagem, Joevanza e alguns veículos 0km. E falando em veículos 0km, a empresa mostrou seu diferencial em relação as outras empresas do grupo, logo nas suas primeiras aquisições.

Foto Cimar Santos
Foto Felipe Pessoa Albuquerque

A empresa foi uma das principais clientes da Scania e também da Volvo no Brasil, formando uma frota de veículos pesados que nos remetia aos tempos da saudosa Ogunjá. GLS Bus articulados, Torino GV Scania F113, Torino 99 e Neobus Mega Volvo B7R além dos Viales VW 17-260 são alguns dos veículos que marcam até hoje o imaginário de muitos suburbanos.

Foto Welder Dias

Suas principais linhas partiam de Paripe e Mirantes de Periperi, (1637, 1611, 1633, 1614 e 1612) e para atender essas linhas, a PG sempre se preocupou em comprar veículos com algum diferencial em relação ao restante da sua frota, algo que não é feito atualmente pela sua sucessora, a Plataforma Transportes.

Foto Maurício Alcântara

Em 2007, após uma compra frustrada de Viales da VW (com motor traseiro) que não atendeu as expectativas da PG, a empresa mudou completamente a sua política de compras e passou a adotar um padrão similar ao restante do grupo, a partir desse momento a empresa passou a comprar o Torino em sua versão 2007 sempre com motorização dianteira, chegando a alcançar em 2014 quase 100% da frota da companhia com a carroceria Torino, na versão 99 e 2007.

Foto Ícaro Chagas

Em 2015, a empresa se reagrupou com a Joevanza, Boa Viagem e a Axé para formar o Consórcio Plataforma.

Falar da Praia Grande, é falar de Plataforma, da Terezinha, do Rio Sena entre outros bairros da  Suburbana. A história da empresa é tão relevante, que ao longo de 19 anos de atuação a empresa passou a ser uma referência do subúrbio ferroviário, até hoje a imagem dos seus ônibus é associada à essa maravilhosa região de Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *