Moradores de Stella Mares pedem o retorno da linha 1080
Por EMERSON PEREIRA
Moradores da região de Stella Mares, pedem a reativação da linha 1080 ( Estação Mussurunga via Av. Orlando Gomes), a linha que era operada pelo Consórcio Salvador Norte (CSN), foi suspensa pela Secretaria de Mobilidade (SEMOB) no início da pandemia.
De acordo com moradores, a linha foi desativada sobre o argumento de ser uma linha considerada “escolar” e com a suspensão das aulas presenciais, assim como outras linhas com a mesma característica, nesse período a 1080 teve uma queda acentuada de demanda, principalmente de estudantes da Escola Sesi, que fica no bairro de Piatã.
O trajeto original da linha 1080 passava pelas seguintes localidades: Av. Paralela, Av. Orlando Gomes, Piatã, Itapuã e Stella Mares.
Agora com o retorno das aulas presenciais, os moradores pedem uma nova avaliação da Semob para a reativação da linha. Vale lembrar que com a saída do Consórcio Salvador Norte (CSN) do sistema Integra, Salvador teve uma redução considerável em sua frota regular, segundo informações da própria empresa Semob, só de 2020 para cá, a redução foi de 400 ônibus. Tal situação, tem provocado um embate jurídico entre a Secretaria de Mobilidade e o Ministério Público que pedem o retorno de 100% da frota da capital baiana.
A equipe do Buzu071, solicitou um posicionamento da Secretaria de Mobilidade a respeito da possibilidade de reativação da linha e não teve retorno do órgão municipal até a conclusão dessa matéria.