fbpx
Mobilidade Urbana

Os desafios da mobilidade urbana em Salvador em 2022

Por EMERSON PEREIRA

Você sabia, que entre se deslocar de ônibus, metrô ou ir a pé, 30% dos soteropolitanos preferem a última opção?

Esse é o  resultados do estudo Origem /Destino, realizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade de Salvador  (Semob).

O estudo revela uma realidade que exige atenção na mobilidade urbana da cidade, é preciso criar políticas públicas que atraiam mais passageiros para o sistema de transporte público da cidade.

Salvador cresceu bastante nos últimos anos o número de opções de transporte público. A rede da capital baiana já contava com ônibus e táxis, e na última década ganhou outras opções como metrô, mototáxi e transporte aplicativos. É evidente a necessidade de qualificação no serviço que é oferecido e a implantação de uma rede focada na multimodalidade, como existe em países desenvolvidos. O desafio, entretanto, é integrá-la de forma eficiente, levando em consideração as especificidades de cada região da cidade, para que a população possa se deslocar de maneira mais fácil.

O BRT e o VLT (que na verdade é um Monotrilho), são considerados os dois mais importantes projetos de mobilidade em andamento na capital e são aguardados ansiosamente pela população da cidade. Resta saber como serão implantados, o BRT segue com obras em estágio final e o VLT que foi prometido para 2022, só deve ter seu projeto concluído nos próximos três anos.

A eletrificação da frota ainda é uma utopia, apesar dos testes recentes, Salvador ainda não adicionou nenhum veículo elétrico à sua rede de transporte público.

A nossa conclusão é que Salvador tem um longo caminho a percorrer para promover uma mobilidade urbana de qualidade para seus cidadãos, mas nós do Buzu071 acreditamos que com muito trabalho é possível evoluir e proporcionar uma mobilidade de qualidade aos soteropolitanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *