Com roteiro ruim e poucas viagens, linha 1470 caminha para o fim
Por EMERSON PEREIRA / Foto Ícaro Chagas
Desde os tempos dos Pitubas Circular A e B, que as linhas que partem de Cajazeiras para a região da Pituba e do Iguatemi, são sinônimos de linhas lucrativas, 1420 (Boca da Mata) e 1436 (Cajazeiras 11) são dois exemplos de linhas muito importante para os operadores e para seus usuários.
Já no caso da linha 1470, que parte da “Faz. Grande 2/3/4” o cenário é muito diferente, a linha com destino à Pituba tem um roteiro complicadissimo, só o percurso nas Faz. Grande 2,3,4 e Jaguaripe leva quase uma hora circulando dentro da região de Cajazeiras, historicamente a linha sempre chegava superlotada em Águas Claras e de lá partia para a rodovia BR-324, só que diferente da 1420 que transita de maneira expressa pelo Acesso Norte, a 1470 vai pela Avenida Barros Reis, o que acrescenta mais alguns minutos no seu roteiro.
Diante dessa situação, a linha foi perdendo sua atratividade para os usuários, já faz um tempo que seus horários vem sendo reduzidos gradativamente pela Secretaria de Mobilidade (Semob), atualmente a linha que é operada pelo Consórcio OT Trans, tem apenas uma viagem diária e não circula aos finais de semana.
Podemos dizer que a linha foi útil para a região de Cajazeiras durante duas décadas, mas diante das mudanças da estrutura de transporte da cidade, ela está com seus dias contados.
Atualmente, além da 1470 que vai para a Pituba, a Fazenda Grande 4 conta com linhas do sistema Integra para Estação Pirajá (1343 e 1352), Est. Mussurunga (1054), Lapa (1443) e Vale dos Rios (1425).
Eles falam que a linha é pouco usada ,mas n e verdade .quando o 1470 chega em águas claras chega lotado,vamos parecendo Sandrinha .uma falta de respeito para quem mora em águas claras .tem so essa linha para Pituba .obrigado agente a pegar metro.
Acho injusto pq tenho direito de pegar o coletivo que eu quiser .