Relembre a história dos ônibus “Vermelhinhos” do CAB
Por EMERSON PEREIRA / Foto Ícaro Chagas
O serviço Circular do Centro Administrativo da Bahia (CAB) foi feito pela Axé Transportes por cerca de duas décadas e ficou marcado pelos ônibus vermelhos que circulavam gratuitamente entre os prédios do CAB e a Avenida Paralela.
Para operar o serviço, a Axé sempre escalou veículos mais antigos da sua frota, os ônibus partiam do antigo Bahia Café Hall para o centro do poder estadual. O que nem todos sabem, é que esse serviço Circular no Centro Administrativo da Bahia, iniciou com a empresa municipal Transur até cair nas mãos da Axé.
Essas linhas sempre tiveram uma grande movimentação e era utilizadas até por moradores da região da Sussuarana para “integrar” com algumas linhas convencionais que passavam pela avenida Luiz Viana (Paralela).
Outra curiosidade, é que no início da operação da Axé eram duas linhas (C001 e C002) que faziam roteiros em sentidos opostos e com o passar dos anos foram unificadas em uma única linha, a C006.
Suas partidas eram a cada 10 minutos no horário de pico é de 16 minutos durante boa parte do dia.
Com o avanço do Metrô na Av. Paralela, o serviço foi descontinuado no ano de 2017 junto com as linhas horárias que partiam dos bairros para o Centro administrativo, pouco tempo depois, o Governo do Estado repaginou o atendimento e criou a ligação Metrô/CAB para permitir o deslocamento das pessoas na região administrativa, atualmente o serviço é prestado pela empresa Atlântico Transportes, com ônibus equipados com ar-condicionado e outros itens de conforto.