fbpx
Transporte público

Primeiras impressões da nova linha 1036 e seus impactos em Cajazeiras

Por Emerson Pereira – Foto Jeferson Oliveira

Diante de uma grande mudança promovida pela Secretaria de Mobilidade (Semob) no último final de semana, ontem (30) acompanhei o primeiro dia útil de operação das linhas que sofreram alterações por conta da criação da nova linha 1036, em um primeiro moment

o visitei a localidade de Jaguaripe I, no inicio da manhã. De acordo com informação de populares, o ponto estava mais cheio que o normal, alguns estavam insatisfeitos pelo fato da linha 1036 ir por São Cristóvão e essa mudança acrescentaria cerca de 15 minutos a mais no roteiro de quem pegava a 1026 via setor C de Mussurunga. Percebi algumas pessoas reclamando da frequência, entretanto, no intervalo de uma hora que eu fiquei no local passaram 3 ônibus da linha 1036, em média um ônibus a cada 20 minutos.


A tarde fiz outro acompanhamento, peguei o 1036 em Cajazeiras 8 e me posicionei próximo ao cobrador do ônibus, alguns usuários que pegaram o ônibus em Cajazeiras 8 e no Jd. Mangabeira elogiaram a criação da linha, apesar de alguns questionarem a “demora” para chegar na Estação Mussurunga, durante a passagem em Jaguaripe I, a maioria dos passageiros que acessaram o ônibus estavam insatisfeitos com a modificação, a principal queixa era uma suposta diferença entre a frequência da 1026 e da 1036. Seguindo a diante, quando o ônibus acessou o bairro de Fazenda Grande 2, alguns passageiros acharam que o motorista havia errado o roteiro e eu até conversei sobre a mudança com o passageiro que estava sentado ao meu lado.

Na Fazenda Grande 2, notei que os passageiros estavam bem indecisos sobre a modificação das linhas, enquanto uns comemoravam o fato de o ônibus da 1036 não ir na localidade da Vila Verde outros reclamavam pelo ônibus ir por São Cristóvão, diferente da 1054 que ia na localidade de Vila Verde, mas o acesso ao terminal era por Mussurunga.

Atravessando o bairro de São Cristóvão, o ônibus atingiu uma lotação surpreendente, mostrando que a linha tem um ótimo potencial para a atração de passageiros nesse trecho, inclusive o ônibus encheu na AV. São Cristóvão, já próximo a Estação Mussurunga.


Na fila para retornar, percebi que alguns passageiros reclamavam sobre o roteiro da linha.
No resumo da história, a maioria dos moradores da 8 estão satisfeitos com a linha, apesar de alguns acharem o roteiro cansativo por ser via Jaguaripe, Fazenda Grande 2 e São Cristóvão; os moradores de Jaguaripe adotaram uma posição negativa e alegam que o tempo de viagem aumentou e a frequência diminuiu em relação a 1026; Já os moradores de Fazenda Grande 2 estavam meio indecisos se gostaram ou não da substituição da linha 1054 pela 1036, durante a volta para Cajazeiras, um usuário da 1036 ficou muito feliz quando percebeu que ia para a Fazenda Grande 2 sem passar por Vila Verde e pela Fazenda Grande 3/4.

Diante dos fatos citados acima, seguem algumas sugestões do Buzu071 que podem ser adotadas para atender satisfatoriamente as três comunidade:

Opção 1 – Reestabelecer o atendimento da linha 1026 na localidade de Jaguaripe e manter o atendimento da Faz. Grande 2 com a linha 1036 indo por São Cristóvão.

Opção 2 – Manter a linha 1036 atendendo a Faz. Grande 2 e Jaguaripe, e substituir o trecho via São Cristóvão pelo Eixo Mussurunga.

Concluímos essa matéria apontando que técnicos da Secretaria de Mobilidade já estão fazendo o acompanhamento da situação, em contato com a redação do Buzu071a Coordenação sinalizou possíveis mudanças na região nos próximos dias.

Um comentário sobre “Primeiras impressões da nova linha 1036 e seus impactos em Cajazeiras

  • Enquanto usuária do transporte público de Salvador, fiquei muito contente com a criação da linha 1036. Ela porém está virando motivo de aborrecimentos. Já que os horários não são cumpridos e hoje fui informado por um dos despachantes da estação Mussurunga, que o intervalo agora é de 55 minutos ( saindo da estação) até às 17:00hs e após esse horário o intervalo será de 30 em 30. É uma falta de respeito a quem já faz uma jornada longa para chegar na referida estação.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *