Em breve Salvador e região metropolitana podem ter a maior frota de ônibus elétricos do país
Por Emerson Pereira – Foto Jovani Cecchin
Com a possível chegada de 20 ônibus elétricos comprados pelo Governo do Estado da Bahia, a região metropolitana de Salvador pode tomar a liderança entre as principais frotas de veículos elétricos do Brasil. As primeiras unidades desse lote foram registradas no Rio Grande do Sul nas proximidades da fabrica da encarroçadora Marcopolo. Os ônibus foram produzidos com chassi D9W da BYD, já a carroceria escolhida foi a Torino Low Entry da encarroçadora gaúcha. Equipados com ar-condicionado, os ônibus adquiridos pelo governo estadual também tem piso baixo e 4 portas, duas na direita e duas na esquerda, tais características permitem a utilização mista, podendo operar em corredores exclusivos e em trechos de vias comuns.
Atualmente a principal referência em transporte elétricos é a cidade de São Paulo, que tem 18 veículos movidos a eletricidade na sua frota regular. Cidades como Brasília e Goiânia também já mantém veículos desse tipo em suas operações urbanas.
Em janeiro, a capital Paulista iniciou o teste do modelo Azure A12 BR, que é fabricado na China, mas chega preparado para receber peças nacionais, tem 12,2 metros de comprimento, capacidade para 70 passageiros entre em pé e sentados, baterias com autonomia de até 270 km, piso baixo, a proposta do fabricante é de estabelecer um modelo de negócios que contempla um aluguel de 15 anos que inclui fornecimento de energia, troca de baterias e manutenção dos ônibus.
Além dos ônibus metropolitanos, Salvador também vive a expectativa de receber 8 ônibus 100% elétricos em setembro para a operação do BRT.
Caso as aquisições se confirmem, a capital baiana e sua região metropolitana podem juntas terem 28 ônibus movidos a baterias elétricas e se estabelecerem no topo das frotas elétricas em cidades brasileiras.