Dias contados: Caio S22 deve dar adeus ao Integra ainda em 2022
Por Emerson Pereira – Foto Leonardo Paz
O Apache S22 foi lançado pela encarroçadora Caio Induscar no ano de 2007, para substituir o modelo Apache S21. A nova carroceria trouxe um design mais arrojado, com contornos mais retos em relação ao modelo anterior.
Apesar do novo design, o S22 manteve basicamente a mesma estrutura do Apache S21. Sua produção foi encerrada no ano de 2012, quando a Caio reposicionou o Apache VIP para ser modelo urbano de baixo custo para o mercado nacional.
O S22 foi bem recebido por empresários de todo o país. Em Salvador, apesar do grande sucesso do Apache VIP (segunda geração) o S22 teve um ótimo desempenho de vendas e foi comprado por Barramar, Central, Ondina, Capital, Tropical, Transol, Modelo e São Cristóvão. Entre as empresas citadas acima, omodelo quadrado da Caio teve destaque na frota da São Cristóvão/Modelo e na Transol.
O que poucos sabem, é que o “S” em “S22” significa a palavra século. Então, a ideia que a Caio estava tentando passar era que o S22 estava à frente de seu tempo. Por outro lado, era uma maneira de continuar a linha que o Apache S21 havia iniciado no final da década de 90.
Atualmente, apenas o consórcio OT Trans tem o modelo S22 em sua frota, os ônibus desse modelo que seguem ativos no sistema Integra, foram fabricados com chassi Volkswagen ou Mercedes-Benz, e o ano de fabricação varia entre 2009 e 2012.
Com a provável chegada de 92 novos ônibus para o consórcio OT Trans (verde) ainda em 2022, o modelo deve dar adeus ao sistema de transporte soteropolitano.