Conheça a história do Marcopolo Torino e sua relação com Salvador
Por Emerson Pereira – Foto destaque Welder Dias
A carroceria Torino que é produzida pela Marcopolo é uma das marcas mais fortes do segmento urbano desde seu lançamento em 1983, sinônimo de sucesso, o Torino teve todas as suas gerações compradas pelos frotistas soteropolitanos.
A sua primeira geração foi lançada ainda em 1983 e substituiu a carroceria Marcopolo Veneza, um dos principais proprietários desse primeiro modelo foi a antiga empresa Transporte São Salvador (TSS), que sempre apostou na ótima reputação dos produtos da Marcopolo.

Já a segunda geração lançada em 1989, foi baseada no modelo de 83 e foi apelidada pelo mercado como Torino LN, apesar de ter uma aparência muito parecida com o primeiro Torino, o LN evoluiu em diversos aspectos, principalmente em ampliação da área envidraçada para o condutor e no uso de matéria-prima mais resistente. Na época de seu lançamento, várias empresas de Salvador compraram o modelo para compor sua frota, em destaque empresas como Liberdade e Joevanza.

A terceira geração do Torino representou uma revolução no portfólio da Marcopolo na época, com uma evolução tão evidente, a empresa em 1995 resolveu alinhar a nomenclatura da sua linha urbana e rodoviária, tão feito, fez a terceira versão do Torino ser batizada como Torino GV (Geração V “cinco em algarismos romanos”) e essa geração foi um sucesso de vendas em Salvador, sendo comprado por quase todas as empresas da região.

Com a imensa evolução ocorrida em 95, a Marcopolo precisou fazer poucas modificações na geração seguinte, com isso, em 1999 a empresa gaúcha lançou o Torino 99 ou G6 como ficou conhecido, o modelo que rivalizaria com o Apache S21 no mercado de urbanos, foi basicamente um atualização estética do Torino GV. Apesar das pequenas mudanças, o Torino G6 conservou as qualidades do modelo anterior e teve um sucesso ainda maior que o seu antecessor na capital baiana.

Em 2007, o Torino recebeu uma nova geração, a nova geração foi baseada na carroceria Ciferal Citmax, a encarroçadora carioca tinha sido comprada pela Marcopolo alguns anos antes, o visual conservador do Citmax deu lugar a uma nova frontal e traseira mais arrojadas e o G7 manteve o histórico de vendas do modelo na região. Empresas como Praia Grande, União Rio Vermelho e Boa Viagem chegaram a ter quase a totalidade das suas frotas composta por essa geração da carroceria.

Em 2014, surgiu uma nova geração do Torino, o modelo apostou em um design mais sofisticado na época, trazendo itens cromados e lanterna de Led como diferenciais para competir no segmento de urbanos, inicialmente o modelo foi adquirido pelas empresas locais VSA e Expresso Vitória. O modelo também teve uma frota considerável no Consórcio Salvador Norte (CSN), entretanto, essa geração não foi bem vista no mercado local e a geração não repetiu o sucesso do passado em Salvador.

O Marcopolo Torino S (Soluzione) foi lancado em 2017, basicamente ele foi uma readequação do Torino lancado em 2014.
O objetivo da Marcopolo foi simplificar a carroceria para reduzir o seu custo operacional e atrair novamente os clientes para a empresa. Ainda assim, o Torino S não teve vida fácil no mercado local, atualmente o modelo só foi adquirido pela Atlântico Transportes e podem ser vistos circulando no Centro Administrativo da Bahia, as concessionárias OT Trans e Plataforma mantiveram testes operacionais com um Torino S que foi cedido pela Volkswagen Ônibus e segue sob a responsabilidade da Plataforma Transportes.

Com quase 40 anos de história o modelo se transformou em um símbolo de robustez para os empresários e ainda marcou época para diversas gerações de passageiros soteropolitanos.