Transalvador registra o maior valor arrecadado com multas dos últimos quarto anos
Por Emerson Pereira
Entre os meses de janeiro e maio deste ano, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) aplicou 233.787 multas em Salvador, arrecadando o total de R$ 35,2 milhões de reais. Este valor é o maior acúmulo dos últimos quatro anos. Na comparação com 2021, quando foram aplicadas 190,821 multas, houve um total de arrecadação de R$ 20,6 milhões, ou seja, para este ano o aumento foi de 22,5%.
Segundo a Transalvador, o valor elevado justifica-se pelo fato de entre 2019 e 2021 ter havido uma diminuição da cobrança municipal de multas de trânsito devido à diminuição do tráfego de automóveis em circulação por conta da pandemia.
De acordo com a Transalvador, o uso do celular no volante foi a principal infração, e os motoristas de automóveis foram os que mais receberam multas. Em seguida, vêm os motoristas de motocicletas e, por fim, os motoristas de ônibus.
Todo o dinheiro arrecadado com multas de trânsito é empregado exclusivamente em sinalização de trânsito, engenharia de tráfego, fiscalização e educação de trânsito.