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Transporte público

Veja as diferenças entre o transporte coletivo de Salvador e São Paulo

Por Emerson Pereira – Foto Adamo Bazani

No início do mês de julho (2022), o editor do Buzu071, visitou a capital paulista, para resolver compromissos comerciais do portal de notícias e diante de tantas diferenças é inevitável a comparação entre o sistema de transporte das duas capitais.

Se em Salvador, as deficiências do sistema de transporte são tão evidentes, em São Paulo a conversa é diferente, não é que o transporte de São Paulo seja perfeito, mas, a diferença é absurda. Primeiramente, precisamos pontuar a diferença no modelo econômico entre as duas cidades, se em São Paulo a prefeitura investe um valor imenso para manter o sistema funcionando com um nível de qualidade acima da média, na capital baiana a história é diferente, por aqui a principal fonte de receita das empresas de ônibus é com a tarifa paga pelos usuários e essa diferença econômica reflete diretamente na qualidade do serviço oferecido nas duas cidades brasileiras.

A pelo menos duas décadas, o sistema de transporte urbano de Salvador vive um processo de decadência, enquanto isso, no mesmo período, São Paulo reorganizou seu sistema coletivo, passou a exigir alguns itens de conforto nos ônibus paulistanos e passou a indicar o tipo de ônibus mais adequado conforme a demanda de cada roteiro. Em 2014, Salvador teve a oportunidade de mudar o modelo adotado, no que se tornaria o futuro Integra, entretanto, escolheu um modelo parecido com o que já era aplicado.

Até o mês de junho, Salvador e São Paulo cobravam o mesmo valor dos usuários dos ônibus das respectivas cidades, R$ 4,40, com o reajuste autorizado pela gestão municipal no dia 2 de junho, apesar da frota extremamente “básica”, Salvador passou a cobrar R$ 4,90.

Se em Salvador, quase toda frota é padronizada com ônibus convencionais, em São Paulo existe um avaliação muito criteriosa para escalar o tipo de ônibus mais adequado para cada linha, é com isso, é fácil encontrar midibus, convencionais, trucados, articulados e até biarticulados circulando nas ruas da cidade, tal medida racionaliza e mantém os custos operacionais mais ajustados conforme a quantidade de usuários de cada trajeto. Já aqui, por ter basicamente ônibus convencionais, muitas linhas de baixa demanda para o tipo de ônibus padrão, agonizam e tem seu serviço cada vez mais prejudicado, enquanto isso, linhas de altíssima demanda carecem de ônibus maiores para regular a superlotação.

Ônibus Superarticulado pode chegar até 23 metros, esse tamanho é quase o dobro da maioria dos ônibus convencionais de Salvador

Outra diferença entre as duas cidades é a tarifa, enquanto aqui em Salvador, o valor de R$ 4,90 já possibilita à integração com o metrô, em São Paulo, o custo de um ônibus integrado ao segundo modal é de R$ 7,65. Nesse aspecto a capital baiana é referência nacional, tendo uma das integrações entre ônibus e metrô mais baratas do país.

Tais diferenças apresentam o longo caminho que Salvador tem para qualificar o seu transporte coletivo e propiciar um pouco de conforto para os usuários do transporte público da cidade. Vale lembrar que existe uma expectativa de Salvador receber ônibus melhores nos próximos meses, com a inauguração do primeiro trecho do sistema BRT.

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