fbpx
Mercado automotivoMobilidade UrbanaÔnibus

Scania lança nova geração de chassi Euro6 no Brasil

Por Emerson Pereira – Foto Divulgação Scania

A Scania acelerou as novidades que começará a oferecer ao transporte de passageiros a partir de janeiro do próximo ano, quando entrará em vigor nova fase do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve), equivalente ao Euro 6.

Focando na sustentabilidade, a nova linha, é considerada uma nova geração pela montadora sueca, que promete um menor consumo de combustível e mais rentabilidade aos frotistas.

A linha surge após três anos desenvolvimento para no Brasil e absorveu parte do ciclo de investimento de R$ 1,4 bilhão até 2024 que fabricante aplica no país. Para atender às premissas do projeto, como controle de emissões, segurança, conforto e redução de custos, a fabricante alinhará a oferta daqui com as tecnologias do portfólio oferecido na Europa.

A nova geração de ônibus Scania é composta por chassis 4×2, 6×2 e 8×2, para atender o setor rodoviário, e 4×2, 6×2, para o segmento urbano. O trem de força é equipada com motores a diesel de 9 e 13 litros, com opções aptas para consumir HVO, biodiesel, além das versões a gás natural ou biometano.

Na linha rodoviária, foca em oferecer o maior torque do mercado, e o frotistas tem seis opções de potência: 280, 320, 370, 410, 450 e 500 cv, enquanto os chassis urbanos focam em ônibus de 15 metros e trazem motores de 280 e 320cv. No caso do modelo movido à GNV, há opções de 280 e 340 cv. Os torques variam de 1.350 Nm a 2.550 Nm. Já a transmissão, é a automatizada Opticruiser da marca com o chamado Lay Shaft Brake, solução que torna as mudanças de marchas 45% mais ágeis. Para os chassis urbanos, há possibilidade de uso da caixa automática ZF Ecolife.

Os novos chassis, além da possibilidade de incorporar pacote de assistentes de direção com segurança ativa do ADAS, a marca passa a oferecer sensores laterais capazes de identificar pedestres e o Scania Zone, recurso que permite limitar a velocidade a partir da definição de trechos ou região.

De acordo com a Scania, o início das vendas e a produção da nova geração somente a partir de janeiro do ano que vem.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *