CCR apresenta proposta de VLT de Piatã até Simões Filho
Por Emerson Pereira – Foto Divulgação/GovBa
A concessionária CCR Metrô Bahia apresentou ao governo do estado, um estudo que propõe a construção de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) entre o bairro Piatã, na orla da capital baiana, até São Luiz, em Simões Filho. O projeto foi noticiado em primeira mão, pelo portal Bahia Notícias, de acordo com o BN, a proposta é de uma linha de 20,4 km, percorrendo os corredores da Avenida 29 de Março, Orlando Gomes e BA-528 (Estrada do Derba) – conjunto de avenidas conhecido como Linha Vermelha.
O novo sistema seria integrado ao metrô e ao futuro VLT do Subúrbio. Segundo a empresa, o modal deverá contar com 20 paradas e poderá impactar 530 mil habitantes do Subúrbio, do Miolo e da Orla de Salvador. A implantação seria dividida em duas etapas. A primeira faria a ligação entre a futura Rodoviária, em Águas Claras, e a Praia de Piatã. O segundo – que dependeria da duplicação da BA-528 – seria entre Águas Claras e São Luiz.
O serviço seria prestado por 27 trens, cada um com capacidade para 400 passageiros. A rota que atualmente está sendo considerado pelo projeto que acaba de ser apresentado é o mesmo que foi inicialmente proposto para outro projeto de mobilidade do próprio governo do estado, o BRT dos corredores transversais.