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Mobilidade Urbana

Mobilidade deve ser um tema importante nas eleições para o governo do estado

Por Emerson Pereira

A mobilidade da população baiana deve ser um fator importante nas eleições para o governo baiano, pois, além de um robusto investimento em infraestrutura, a gestão estadual precisa licitar o organizar o sistema metropolitano de transporte intermunicipal, e ainda tirar grandes projetos de mobilidade do papel.

O primeiro tema que deve ter destaque nas campanhas políticas é a infraestrutura, principalmente no sentido de recuperar e criar novas rodovias estaduais. Estradas em má condições, afetam diretamente no escoamento da produção agropecuária do interior do estado.

Outro assunto que deve ser explorado entre os postulantes ao Palácio de Ondina, é a situação do sistema de transporte coletivo Intermunicipal. O sistema metropolitano tem sofrido bastante a alguns anos, e essa crise piorou com a chegada da pandemia, em 2020, de lá pra cá, tivemos a saída de três empresas que faziam parte do sistema, Vsa BTM e Nova Viação, enquanto isso, as outras empresas que seguem atuando na região metropolitana, dão sinais que as coisas não andam bem. Lembrando que grande parte da frota metropolitana é formada por ônibus com idade média acima de doze anos de fabricação e sem acessibilidade para portadores de necessidades especiais. A licitação do sistema de transporte metropolitano foi uma das promessas do Governador Rui Costa em 2018, entretanto, ao longo dos quatro anos de mandato o governador não conseguiu organizar o sistema.

Outra promessa de 2018 foi o VLT do subúrbio ferroviário, primeiramente precisamos sinalizar que o “VLT” na verdade é um Monotrilho, e o projeto tão aguardado pelos suburbanos, segue um caminho de incertezas. De acordo com apuração do Buzu071, a empresa responsável pela execução do projeto segue com o contrato ativo com o governo do estado, entretanto, o andamento das obras físicas não alcançaram nem 20% do que era planejado. Os candidatos devem propor alternativas para resolver a situação dessa obra.

Assim como o VLT, o audacioso projeto de construção da ponte Salvador-Itaparica, também segue indefinido. As primeiras propostas sobre a ponte surgiram em 2006, com previsão de inauguração em 2013 e até agora nenhum tipo de intervenção física foi feita para iniciar a obra. A construção da ponte deve impactar dezenas de municípios baianos, desde a capital até cidades do recôncavo e do baixo sul baiano.

Todos os projetos citados acima, impactam diariamente milhões de baianos e devem ficar no centro das discussões entre os políticos que disputam o comando do executivo estadual.

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