Há 27 anos a TSS se despedia de Salvador e a Lapa e Farol da Barra eram criadas
Por Emanuel Edson Pimenta / Emerson Pereira – Foto Miau Museu
Há 27 anos atrás, exatamente no dia 01 de setembro de 1995, o sistema de transporte de Salvador sofreu uma grande mudança. Nesta data, entrava em operação duas empresas de ônibus originárias da divisão e encerramento das operações da empresa TSS (Transportes São Salvador), foram elas: Transportes Coletivos Lapa e Viação Farol da Barra.
Antes de realizar a divisão que originou as duas empresas, a TSS tinha uma frota ativa de 192 ônibus distribuidos nas 39 linhas da empresa. Nessa época, os usuários pegavam ônibus pela cor, e era fácil identificar os coletivos da TSS. O azul predominante nos seus ônibus, acompanhado por um amarelo com o nome da empresa, nas laterais do veículo. Entretanto, no dia 31 de Agosto de 1995, a empresa realizou uma cisão, que originou a Lapa e Farol da Barra.
No inicio das operações, as duas empresas utilizaram os ônibus oriundos da frota da própria TSS, alguns inclusive, ostentando a pintura da sua precursora, um adesivo sobre a logomarca da TSS, se encarregava de batizar as novas empresas do sistema urbano de Salvador.
Sobre a Lapa
Após a sua fundação, a empresa ficou com uma frota de 116 veículos, eles foram distribuidos nas 22 linhas que ficaram sob a responsabilidade da empresa. Com o passar dos anos, a frota da Lapa cresceu, a medida que a empresa ampliou sua área de atuação. A Lapa ficou marcada por operações nos bairros de Tancredo Neves, Colinas de Pituaçu, Mata Escura, São Marcos, Sete de Abril, Nova Brasilia, Fazenda Grande 4, Cajazeiras 10, Águas Claras, Mussurunga 1 e 2, Aeroporto e nas estações: Lapa, Mussurunga e Pirajá. Outro ponto marcante da empresa foi o seu layout, a pintura da empresa chamava bastante atenção, a cor roxa com detalhes laranjas. Seguindo a tendência da época, aos poucos a empresa foi adotando um padrão mais branco nos seus coletivos, a mudança era uma tentativa de reduzir os custos de manutenção nos reparos de pintura.
A Lapa zelava bem seus veículos, e tinha a fama de operar de maneira satisfatória suas linhas. Apesar de ser considerada uma boa empresa, ela não durou muito tempo, tendo seu fim decretado no dia 12 de dezembro de 2004, após apenas nove anos de operação na capital baiana. Apesar do seu fim, parte da sua administração e frota foi transferida para a empresa Transol, que utilizou alguns dos seus veículos até o ano de 2011.
Sobre a Farol da Barra
Na cisão, a Farol da Barra ficou com uma quantidade maior de veículos em relação a Lapa. Sua frota inicial era de 138 veículos, para atender 31 linhas. O layout era bem criativo, destacando as cores do Estado da Bahia e um pequeno Farol da Barra, que anos mais tarde, foi retirado da pintura.
Os bairros de atuação da empresa foram: Pernanbués, Sieiro, Sussuarana, Barbalho, Praça da Sé, Vale dos Lagos, Pau da Lima, Cosme de Farias, Cajazeiras: 5, 6, 7, 8, 10, 11 Fazenda Grande 2, 3, Nova Brasilia, Pituba, Ribeira e nas Estações: Lapa e Pirajá. Por atuar em linhas de altissima demanda, ao longo da sua história, a viação investiu em veículos diferenciados para atender a procura. Em sua primeira renovação, ela investiu em ônibus usados do Rio de Janeiro e São Paulo, sua primeira compra de veículos zero quilômetro, ela comprou um lote do recém lançado Caio Alpha, todos com três portas. Na segunda renovação ela foi além, e comprou um lote de Comil Doppio, Scania F94 articulado, o popular “sanfona”e os Caio Millenium, equipados com o chassi OH-1621L da Mercedes-Benz, que tinham motorização traseira e carroceria diferente que Salvador era acostumada a adquirir. Essa renovação, é uma das mais marcantes na história do transporte público de soteropolitano, pois indicavam um possível evolução para o sistema de transporte da época, trazendo veículos mais confortáveis, de alta capacidade de transporte e ainda trouxe os primeiros ônibus com letreiro digital.
Em 01 de Novembro de 2001, a Farol da Barra realiza uma cisão parcial, que originou a Expresso Vitória Bahia e algumas de suas linhas foram repassadas para a nova empresa. Com o passar dos anos, a operação da Expresso Vitória foi crescendo, enquanto a Farol da Barra ia reduzindo. Até que no dia 06 de Setembro de 2004, após 9 anos da sua fundação, a Farol da Barra encerrou suas atividades e parte da sua frota foi transferida para a Expresso Vitória e outras empresas do grupo em todo país.