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Transporte público

Entenda o significado dos códigos iniciados em letras as linhas de ônibus de Salvador

Emanuel Edson Pimenta – Foto Divulgação

As linhas de ônibus urbanas de Salvador são formadas por um código e um itinerário de ida e volta, que pode ser um bairro, localidade ou terminal. Algumas delas tem uma função específica e para diferenciá-las, o código é iniciado por uma letra.

Atualmente, temos os seguintes grupos de linhas:

B000 – BRT (Linhas do sistema BRT – Salvador);

E000 – Especiais (Linhas que ligam bairros à grandes eventos);

L000 – STEC (Linhas operadas pelo STEC);

R000 – Reguladora (Linhas com atendimento auxiliar a linhas de bairros);

T000 – Reguladora (Linhas com atendimento auxiliar a linhas de terminais).

No passado, já existiram outras linhas especiais cujos códigos também eram iniciados com letras:

C000 – Gratuita (Linhas sem a necessidade de pagamento. Geralmente ligavam hospitais ou comunidades a grandes corredores);

H000 – Horária (Linhas que circulavam em horários específicos no dia);

I000 – Integração Local (Linhas que tinham tarifa diferenciada e ligavam localidades mais afastadas a grandes corredores onde era possível a integração. Eram conhecidos também como amarelinhos);

M000 – Minibus (Linhas operadas por diversas empresas de Salvador, cujos micro-ônibus tinham pintura padronizada e faziam importantes ligações);

N000 – Noturnas (Linhas que rodam de madrugada saindo da Lapa, conhecidas como Corujão);

O000 – Roteiro de Praias (Linhas que conectava as praias da orla de Salvador à Praça da Sé, com veículos executivos e tarifa diferenciada);

P000 – Operação Praia (Linhas que ligavam grandes bairros às praias da região de Itapuã aos domingos e feriados do verão);

S000 – Seletiva (Linhas com serviço e tarifa diferenciada. Geralmente, os veículos tinham tinham ar-condicionado e cortina nas janelas);

U000 – Universitária (Linhas que ligavam o campus da Ufba a Lapa e grandes corredores);

Z000 – STEC no Carnaval (Linhas especiais criadas pela prefeitura com veículos do Subsistema de Transporte Especial Complementar, o STEC. Conectava bairros populosos aos circuitos Barra/Ondina/Campo Grande. Entretanto, também foi usado pelas linhas que o STEC assumiu da antiga Concessionária Salvador Norte.

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