VLT do subúrbio segue indefinido, população sofre na região
Por Emerson Pereira – Foto Reprodução/Rede Bahia
Os trens que ligavam o subúrbio ferroviário à estação da Calçada vão completar dois anos sem funcionar no próximo mês de fevereiro. Enquanto isso, as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (que na verdade é um Monotrilho), modal que irá substituir o centenário trem, seguem paradas.
Depois de mais de 160 anos de operação dos trens suburbanos, o serviço foi encerrado de maneira repentina para execução das obras do VLT (Monotrilho), que segundo o governo estadual vai oferecer um serviço mais moderno e eficiente aos usuários da região.
Segundo Eduardo Copello, presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), a entrega da primeira fase do projeto em um trajeto de aproximadamente 4,5 quilômetros não será concluída dentro do prazo estimado. O trecho em questão tinha entrega prevista para o final de 2022.
Diante do atraso contínuo, visitamos a região para entender em que estágio está a obra e conversar com moradores locais e o que percebemos é que as obras estão praticamente paradas, os poucos operários que encontramos no trecho do Lobato, se limitavam a fazer a manutenção dos tapumes que cercam a área da antiga linha férrea.
Questionamos à CTB, sobre o andamento e a previsão para a conclusão do projeto, a companhia respondeu por meio de nota, veja abaixo:
Enquanto o VLT vive cercado por essas indefinições, a retirada dos trens com a promessa de uma substituição rápida, os suburbanos enfrentam diariamente muitas dificuldades para se deslocar na região, sem a perspectiva de uma mudança de cenário a um curto prazo.