fbpx
Mobilidade UrbanaTransporte público

Entenda a lógica das linhas filhas do sistema Integra

Por Emerson Pereira e Emanuel Edson Pimenta

As linhas “filhas” são variações de linhas regulares do sistema Integra em Salvador, normalmente elas são criadas com o objetivo de atender uma demanda específica dos usuários de uma determinada linha originária, essa alteração de roteiro pode encurtar, prolongar, operar apenas em um horário específico e ter um roteiro ou base completamente alternativo.

Veja abaixo alguns exemplos de linhas filhas e o atendimento que é feito por cada versão alternativa:

  • Exemplo de linha filha que só roda pela manhã:
  • A 1125-01 – Doron x Rio Vermelho é uma versão filha da 1125 – Doron x Barra R1. Ela tem como objetivo conectar essas duas regiões pela manhã de forma mais rápida em comparação as opções existentes do bairro.
  • Exemplo de linha filha com roteiro reduzido:
    A 1204-01 – Metrô Retiro x Bom Juá/Fiori é a versão filha da 1204 – Conjunto ACM/Arraial do Retiro x Metrô Retiro/Bom Juá. Ela tem como objetivo conectar o terminal de ônibus com o bairro de forma objetiva pela manhã.
  • Exemplo de linha filha com roteiro completamente diferente da versão original:
    A 1440-01 – Cajazeiras 7/6 x Imbuí/Costa Azul é a versão filha da 1440 – Cajazeiras 11 x STIEP/Costa Azul. Apesar de ambas ter como destino a região do Costa Azul e STIEP, elas têm base operacional (final de linha) e roteiro diferentes para chegar ao destino.
  • Exemplo de linha filha com “viagem expressa”:
    A 0518-03 – Sussuarana/CAB x Patarames é a versão filha da 0518 – Sussuarana/CAB x Engenho Velho de Brotas. Ela tem saídas a cada 30min das 16h00 às 18h30 e se desloca do bairro de forma expressa até a Av. Pinto de Aguiar, onde inicia roteiro. Ela conecta essa região de Patamares ao metrô e do metrô à sussuarana.
  • Exemplo de linha filha com roteiro estendido:
    A 0140-01 – Lapa x Federação/HGE é a versão filha da 0140 – Lapa x Rio Vermelho (Nordeste). A 0140-01 faz o mesmo roteiro da 0140 até a Record Bahia e de lá, segue para o HGE passando pela Federação, Vale da Muriçoca e Av. Vasco da Gama.
  • Exemplo de linha filha com meia viagem, para recolher a garagem:
    A 0224-02 – Lapa x Thomé de Souza (até Atento Uruguai) é uma versão filha da 0224 – Lapa x Thomé de Souza. Ela faz uma meia viagem, saindo da Lapa e encerrando na frente da empresa de call center Atento, na Rua Direta do Uruguai. E de lá, a linha segue para a garagem, que fica aproximadamente 3 km do local de encerramento.
  • Exemplo de lilha maior que a originária:
    A 0125-03 – Parque São Cristóvão x Barroquinha é uma versão filha da 0125 – Parque São Cristóvão x Terminal da França. A 0125-03 tem 58 horários diários, enquanto a versão mãe, conta com apenas 18 horários. Todavia, o roteiro da versão filha concentra maior demanda, por isso reúne mais horários diário.
    • Ainda temos o caso da 1653-1 que foi criada no início dos anos 2000, a linha surgiu como um Paripe X Aeroporto via Cajazeiras e logo assumiu o protagonismo na ligação entre o bairro suburbano e o Aeroporto, após alguns anos a linha assumiu um código próprio e passou a ser a 1625, atualmente esse roteiro já apresenta novas variações. A linha 1637‐1 também se tornou uma linha filha muito representativa e recentemente teve um novo código gerado pela Secretaria de Mobilidade (semob) atualmente a linha opera com o código 1636.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *