Em seu primeiro mês de operação, BRT transporta mais de 170 mil passageiros
Por Emerson Pereira – Foto Jefferson Peixoto / Secom
Após um mês de operação, a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) anunciou que aproximadamente 174 mil pessoas já utilizaram o BRT da capital baiana. Funcionando desde o final do mês de setembro, o novo modal de transporte ainda está passando por diversos testes antes de iniciar a sua operação definitiva, mas já tem apresentado grande adesão dos usuários soteropolitanos.
Na última segunda-feira (31), o horário de funcionamento do sistema foi ampliado, e passou a funcionar das 6h até 22h todos os dias.
“Desde o planejamento, nós pensamos em cada detalhe da operação buscando trazer para o usuário uma nova experiência no transporte público, e é muito gratificante para toda a equipe ver que a população tem aprovado o que estamos entregando”, disse o titular da Semob, Fabrizzio Muller.
De acordo com a prefeitura, os horários de pico, entre 7h e 9h da manhã e entre 16h e 18h, registram a maior demanda de passageiros. O intervalo médio entre os ônibus do BRT é de 3 minutos nos horários de pico, e os ônibus do modal levam apenas 11 minutos para fazer o trajeto entre a Estação Rodoviária e o Itaigara. Já fora dos horários de pico, o intervalo médio do sistema BRT é de 5 minutos nos dias úteis e de 10 minutos aos finais de semana.
Atualmente a operação do BRT conta com 12 veículos, dez movidos à diesel e dois 100% elétricos. A entrega do primeiro trecho completo do serviço está prevista para o mês de dezembro, quando a operação deve ser estendida até a orla, nas imediações da Praça Nossa Senhora da Luz, além da implantação de outras linhas, e contará com 44 veículos – oito deles serão elétricos. O trecho entre o Cidade Jardim e a Estação da Lapa segue em obras, com previsão de conclusão até o final de 2023.