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Mobilidade Urbana

Principal terminal de Salvador, Estação da Lapa completou 40 anos

Por Emerson Pereira – Foto Margarida Neide / Correio*

No último dia 7 de novembro, a Estação da Lapa completou 40 anos de sua inauguração, o terminal que viria se tornar a principal estação de ônibus da capital baiana, batizada oficialmente como Estação Clériston Andrade, foi construída em pouco mais de um ano, durante a gestão do prefeito Renan Baleeiro, e logo ganhou o status de “maior terminal de ônibus urbanos da América do Sul”.

De acordo com reportagens da época, o projeto de implantação da Lapa tinha o objetivo de atender mais de 90% da população soteropolitana e transferir a maior parte da demanda que circulava no terminal de ônibus da Barroquinha e Praça da Sé, que naquele período eram os principais terminais de ônibus da cidade.

O primeiro dia de operação da Lapa ocorreu em uma quinta-feira, inicialmente, o imenso terminal iniciou sua operação com apenas cinco linhas urbanas, as primeiras linhas da Lapa tinham como destino os seguintes bairros: Boa Vista do Lobato, Luís Anselmo, Mata Escura, Marechal Rondon e Pau Miúdo. Já no mês seguinte, o terminal recebeu mais de 50 linhas vindo de diversos bairros da capital baiana.

A grande estrutura do terminal sempre foi um dos maiores destaques do local, além de ser a primeira estação a ter escadas rolantes na cidade, a sua capacidade para receber ao mesmo tempo 200 ônibus e aproximadamente 30 mil passageiros por hora, já dava indícios do seu imenso potencial. Ainda nos primeiros anos, 21 linhas metropolitanas passaram a circular pela estação, e moradores de Lauro de Freitas, Camaçari, Candeias, Simões Filho entre outros municípios da grande Salvador ganharam a opção com destino ao principal terminal da capital.

Matéria do Jornal Correio* um dia após o início das operações do terminal em 82, o veículo de imprensa também destacou as 4 décadas do terminal em matéria produzida pelo repórter João Gabriel Galdea.

Na década de 90, o terminal sofreu com a falta de manutenção do equipamento fato que gerou o boato na cidade que “a Lapa iria cair”, tal situação nunca aconteceu, mas, o terminal precisou passar por uma criteriosa manutenção após atuação do Ministério Público (MP-BA).

Entre 2013 e 2014, a Lapa passou por mais uma reforma e sua administração foi repassada a iniciativa privada, que assume o terminal e sua exploração comercial pelos próximos 35 anos. Logo após a Lapa recebeu o metrô de Salvador, a chegada do sistema metroviário na estação representou uma mudança significativa no uso do equipamento, onde a maioria dos usuários que chegavam até a Lapa de ônibus passaram a chegar de metrô.

Apesar de 4 décadas de utilização dos soteropolitanos, a Lapa segue se reinventando, em 2023 a estação deve receber o BRT de Salvador, a chegada do novo modal na Lapa vai criar uma nova alternativa de deslocamento entre o antigo centro de Salvador e o atual centro financeiro da cidade, passando pelas avenidas Vasco da Gama, Lucaia e ACM, a chegada do BRT ao terminal deve transformar novamente a estação de ônibus mais importante e tradicional da capital baiana.

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