fbpx
Mobilidade UrbanaTransporte público

A sustentabilidade ainda é um desafio no transporte público

Por Emerson Pereira

A mobilidade urbana é um dos principais fatores que contribuem para o aumento da poluição do ar nas grandes cidades. Carros, ônibus e outras formas de transporte são responsáveis por aproximadamente 22% das emissões globais de dióxido de carbono.

O uso excessivo do transporte motorizado pode levar a problemas como mudanças climáticas, diminuição da qualidade do ar, níveis mais elevados de ruído e até mesmo redução da biodiversidade.

É fundamental que as cidades coloquem em prática medidas eficazes para reduzir o uso do transporte individual e incentivar o uso de meios de transporte alternativos, como bicicletas, caronas compartilhadas e veículos elétricos, para melhorar a saúde ambiental.

O transporte público é uma ótima maneira de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Por isso, é importante incentivar a ampliação da frota de ônibus elétricos. Com suporte do poder público, essa iniciativa pode ser um passo importante para um futuro mais sustentável nas grandes cidades brasileiras.

Atualmente Salvador e sua região metropolitana, contam com pouco mais de 30 ônibus elétricos em circulação em uma frota que supera os 2 mil ônibus movidos à combustão. Na Região metropolitana, 20 ônibus elétricos foram comprados para um programa piloto do Governo da Bahia, já em Salvador, o BRT da capital baiana reforçou sua frota com 13 veículos elétricos em 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *