Ônibus movido à gás começa a ser testado em Curitiba
Por Emerson Pereira – Foto Divulgação Scania
A Scania iniciou na última sexta-feira (3), o teste de um ônibus a gás natural veicular (GNV) em Curitiba. Segundo a montadora, o modelo será usado no transporte coletivo da região metropolitana de Curitiba por 1 mês. Com isso, a Scania pretende demonstrar a eficiência do sistema, principalmente com relação à redução significativa das emissões de poluentes. A empresa deve viabilizar o teste do chassi em outras cidades brasileiras.
Segundo a Scania, a ação faz parte de um projeto sustentável de mobilidade urbana. De acordo com a fabricante, o ônibus a gás emitem até 20% a menos CO2 (dióxido de carbono) que um modelo similar a diesel. Além disso, a redução de emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) beira 90% e a de material particulado, 85%.
O modelo escolhido para execução dos testes tem 13,2 metros de comprimento e consegue transportar simultaneamente até 86 passageiros. A ficha técnica da Scania, indica que há oito cilindros de gás instalados na lateral dianteira do veículo, a autonomia do ônibus em ciclo urbano chega a 300 km.