Atenção motoristas: Transalvador reduz velocidade máxima de avenidas de Salvador
Por Emerson Pereira – Foto Divulgação Transalvador
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) diminuiu a velocidade máxima permitida em duas avenidas de Salvador. Com a redução, às avenidas Pinto de Aguiar e Orlando Gomes agora permitem a velocidade máxima de 60km/h. A alteração repetina chamou atencao dos motoristas que transitaram nas avenidas nessa segunda-feira (13).
De acordo com a Transalvador, a redução só será concluída após 30 dias – período de testes em que a autarquia avalia a mudança – e reforça que os radares de fiscalização eletrônica não vão registrar os casos de veículos que transitarem nas vias excedendo os 60 km/h, para que os motoristas se acostumem com a modificação. Ou seja, a velocidade considerada pelos radares de fiscalização eletrônica continuará sendo 70 km/h neste período de testes.
Segundo o titular da Transalvador, Décio Martins, as placas estão sendo alteradas de forma educativa para que os motoristas comecem a se habituar com a novidade. O superintendente revelou, ainda, que a mudança foi feita considerando a velocidade média registrada nas avenidas: na Orlando Gomes de 47 km/h, enquanto na Pinto de Aguiar é de 44 km/h.
Em nota, a Transalvador afirmou que o novo limite de velocidade se deu após análise do fluxo e um estudo do comportamento do trânsito no decorrer dos anos, que envolve número de acidentes, vitimados nos locais e atropelos, por exemplo. Somente em 2022, o órgão de trânsito registrou 11 acidentes na Orlando Gomes, que deixaram 10 pessoas feridas e duas mortas. Na Pinto de Aguiar, o número foi maior. Foram notificados 17 acidentes na via, com 17 pessoas feridas e duas mortas.