fbpx
Mercado automotivoMobilidade UrbanaTransporte público

Lula pretende aumentar os custos do transporte público para custear “carro popular”

Por Emerson Pereira

O governo federal, através do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pretende antecipar a cobrança de impostos federais no diesel, principal insumo das empresas de transporte público, com o objetivo de facilitar a redução dos preços dos carros populares e caminhões, além de viabilizar ônibus elétricos. O programa estava previsto para ser iniciado em janeiro de 2024.

A previsão é que a primeira etapa da reoneração do diesel seja antecipada para o próximo mês de setembro de 2023, e a outra parte em janeiro do ano que vem.

De acordo com o governo federal, a antecipação vai permitir a arrecadação de 3 bilhões de reais, dobro do valor necessário para custear a queda do preço dos carros populares.

Diferente da primeira ideia, de isentar impostos federais, Lula pretende conceder crédito tributário às montadoras de automóveis e compensar essa queda de receita com o imposto cobrado no diesel. O plano do Governo Federal deve aumentar consideravelmente os custos das empresas de ônibus em todo país, além disso, a nova política deve afetar os custos dos caminhões, principais responsáveis pelo transporte de mercadorias do Brasil e aumentar o frete de maneira generalizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *