Investindo em sustentabilidade, Salvador vai receber seus primeiros ônibus Euro6
Por Emerson Pereira – Foto Gabriel dos Santos Almeida
A Plataforma Transportes está trazendo uma grande novidade para o sistema de transporte soteropolitano: Os novos ônibus da empresa que estão a caminho de Salvador, são equipados com novos motores (210cv) com a tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz. Esta é a solução da marca alemã para atender à legislação de emissões Proconve P8, Euro 6, que entrou em vigor no país em janeiro de 2023 para veículos comerciais pesados.
Para se ter uma ideia do avanço dessa tecnologia e os benefícios para a qualidade do ar, o volume de NOx que apenas um ônibus emitia em 1999, época do Proconve P2, é equivalente ao total de 56 ônibus no Proconve P8. Com relação ao Material particulado, o que um ônibus emitia no P2 é o mesmo de 134 veículos no Euro6.
Os novos ônibus da operadora “amarela” do sistema Integra vão ser os primeiros “Euro6” da cidade, nos próximos dias, a empresa deve receber 26 coletivos convencionais com essa nova configuração.
Assim como os ônibus recebidos no início do ano, os novos coletivos são do modelo Caio Induscar Vip 5 e conta com o sistema de ar-condicionado que está sendo exigido pela Prefeitura Municipal de Salvador desde 2019.
Apesar da aparência muito parecida com os veículos novos já em operação na capital baiana, os novos ônibus com a tecnologia Euro6, vão se diferenciar apenas por uma área vazada na lateral e por uma plotagem especial em alusão a tecnologia na parte traseira dos veículos.
Após a chegada dos veículos em Salvador, a Secretaria de Mobilidade (Semob) vai definir os roteiros que vão ser contemplados com os novos ônibus. A chegada desses novos ônibus fortalecem um movimento promovido pela Semob em utilizar veículos mais ecológicos no sistema de transporte urbano na capital baiana, em 2022, a cidade já havia recebido um lote de veículos elétricos para o BRT.