fbpx
Mobilidade UrbanaTransporte público

Aplicativos apresentam problemas e usuários do Integra ficam sem saber horário dos ônibus de Salvador

Por Emerson Pereira

Desde as primeiras horas da última segunda-feira (26), vários leitores do portal buzu071 entraram em contato com nossa redação para relatar problemas com relação ao uso dos principais aplicativos de mobilidade disponíveis na capital baiana. Enquanto no aplicativo Cittamobi os usuários apontam o “sumiço” de diversas linhas do sistema Integra, desaparecimento de pontos de ônibus e a previsão imprecisa dos horários dos ônibus do sistema, no Moovit a reclamação é que o app fica no modo “problemas de conexão” mesmo com os usuários tendo acesso a internet.

Os problemas com os aplicativos evidenciam uma deficiência básica no sistema de transporte soteropolitano, afinal nem a Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Mobilidade (Semob), nem os operadores do sistema Integra, disponibilizam um site oficial onde os usuários possam conferir os horários das linhas de ônibus em operação na cidade, tal situação cria uma dependência imensa nos aplicativos de mobilidade. Vale lembrar que no último dia 5 de junho, já havíamos apontado ao secretário Fabrizzio Muller essa carência e o risco de problemas sobre essa dependência exacerbada dos aplicativos em reunião organizada na sede da Semob.

Vale lembrar que até o último mês de março,  a prefeitura de Salvador fornecia uma fonte oficial sobre os horários dos ônibus da cidade, o site “transalvador antigo”, porém, o site foi tirado do ar de maneira repentina sem a criação de um portal similar para fornecer essas informações aos passageiros.

Outra queixa dos usuários do transporte soteropolitano é ausência de horários em tempo real ou inconsistências dos horários com relação ao Subsistema de transporte especial complementar (STEC), que é popularmente chamado de Topic’s ou amarelinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *