Jerônimo e Lula se encontram com representantes da BYD para definir implantação de fábrica na Bahia
Por Emerson Pereira – Foto Manu dias/GovBa
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e a vice-presidente global da fabricante chinesa BYD, Stella Li, se encontram hoje (28), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. O tema principal da reunião são os últimos detalhes para a implantação da fábrica de ônibus e carros elétricos na Bahia. O anúncio oficial deve ocorrer na próxima terça-feira (4).
O anúncio oficial ainda depende de algumas pendências. A principal é a localização da fábrica, já que as negociações dos chineses com a Ford para a compra da planta da montadora americana em Camaçari ainda não estão concluídas. O governo estadual está preparado para oferecer outras opções caso as negociações não avancem. Informações extraoficiais apontam que a gestão da cidade de Feira de Santana entrou na disputa para tentar receber a unidade fabril. No início do mês, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) mostrou confiança ao falar dos avanços nas conversas para a instalação da fábrica da BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo o gestor estadual, apesar de não poder revelar detalhes do processo, por conta de um sigilo entre as empresas envolvidas, a concretização está “muito próxima” de acontecer.
Caso as negociações se concretizem, a BYD deve produzir carros de passeio e chassis de ônibus elétricos na Bahia. A expectativa é de que a montadora chinesa invista R$ 3 bilhões e gere 1,2 mil empregos diretos no estado.