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Mobilidade UrbanaTransporte público

Entre as 3 maiores cidades da Bahia, só Salvador não utiliza ônibus articulados

Por Emerson Pereira – Foto Emerson Pereira

Nos últimos dias o IBGE divulgou alguns dados referentes ao censo de 2022, entre as 3 cidades mais populosas da Bahia estão Salvador (2.418,005), Feira de Santana (616,279) e Vitória da Conquista (370.868). O fato interessante sobre essas cidades é que apenas a capital baiana não utiliza ônibus articulados em seu sistema de transporte público. Com ampla capacidade, os sanfonados são veículos importantes para absorver a demanda de passageiros e evitar ou minimizar os impactos da superlotação nos ônibus das grandes cidades.

Em Feira de Santana, segunda maior cidade do estado e com uma população maior que 8 capitais brasileiras, os articulados são utilizados no sistema BRT Feira, apesar de trafegar em trânsito misto, os 2 sanfonas do sistema operam sem maiores dificuldades na princesinha do sertão.

Já em Vitoria da Conquista, que tem uma frota de 164 ônibus coletivos, 4 articulados estão à disposição do sistema de transporte conquistense. Os veículos foram incorporados ao sistema de transporte de Conquista no segundo semestre de 2022, de acordo com a prefeitura da cidade, a ideia é ampliar a quantidade de sanfonas aumentando o atendimento no corredor viário mais movimentado da cidade do sudoeste baiano.

Enquanto isso, na capital baiana, os articulados foram utilizados de forma mais massiva ainda na década de 90, diversas empresas do transporte soteropolitano utilizaram esse tipo de ônibus para operações específicas na maior cidade do estado. Nos anos 2000, empresas como Expresso Vitória e BTU mantiveram 6 sanfonas em suas frotas. Em 2012, um ônibus articulado cedido pela Volvo foi cedido pela fabricante e testado pelas empresas Praia Grande, Boa Viagem e Expresso Vitória, na mesma época a BTU desativava o último veículo desse tipo em circulação na cidade.

Após a implantação do sistema Integra em 2015, Salvador só teve algum contato com ônibus sanfonados em 2019, na oportunidade a prefeitura fez testes operacionais com um ônibus de 23 metros e devolveu o veículo sem sequer testá-lo em nenhuma linha regular da cidade. Com a implantação do BRT, a população soteropolitana tinha a expectativa de receber novamente esse ônibus de alta capacidade, entretanto, a primeira frota do sistema não adquiriu esses ônibus.

Os ônibus articulados são veículos com dois vagões unidos por uma ou mais articulações, seu tamanho pode variar de 18 a 23 metros, com a capacidade de transportar de 120 a 240 passageiros.

OUTRAS CAPITAIS

Apesar de desconsiderados pelos operadores do transporte público da capital baiana, os articulados são utilizados em larga escala em outras capitais brasileiras, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Vitória, Aracaju, São Luís, Campo Grande, Manaus estão entre as cidades que ainda utilizam esses veículos.

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