fbpx
Mobilidade UrbanaTransporte público

Portão pode receber linha com ônibus elétricos nos próximos meses

Por Emerson Pereira – Foto Divulgação GovBA

Na última segunda-feira (10), ocorreu uma reunião entre representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Lauro de Freitas para viabilizar a implantação de uma nova linha de ônibus para os ônibus elétricos do governo do estado.

De acordo com informações obtidas pelo Buzu071, foi iniciada uma série de estudos para atestar a viabilidade operacional e econômica referente ao novo roteiro que deve partir do terminal de Portão rumo ao terminal Aeroporto, no sentido oposto a proposta é que a linha vá até após o condomínio Busca Vida e retorne até Portão.

Atualmente o projeto piloto do governo da Bahia que visa a implantação de um sistema de transporte mais sustentável na região metropolitana de Salvador conta com 20 ônibus elétricos, os veículos operam em 2 linhas que partem do terminal de Pituaçu para Lauro de Freitas (922) e Ilha de São João (913). Operados pela empresa Cidade Sol desde setembro do ano passado, os veículos ainda circulam sem a cobrança da tarifa para os usuários.

NOVOS ROTEIROS

Nos bastidores da gestão estadual, especula-se que após a conclusão das tratativas entre o governo e a BYD para instalação da fábrica da montadora em Camaçari, o projeto pode ter sua frota ampliada e novas linhas devem ser criadas nos próximos meses principalmente em direção a Lauro de Freitas e Simões Filho. De acordo com uma fonte ligada ao governo, foi iniciada uma análise por ordem direta do governador para a implantação de linhas da RMS em direção ao futuro Terminal Águas Claras, tendo a até então esquecida Avenida 29 de março como o principal vetor de deslocamento desses ônibus elétricos.

Tendo todo seu trajeto finalizado no fim de 2022, a Avenida 29 de Março não conta com nenhuma linha urbana trafegando por toda sua extensão, mesmo sendo um importante acesso viário a regiões populosas da capital baiana, principalmente as regiões de Castelo Branco, Estrada velha do Aeroporto, Cajazeiras e do Subúrbio Ferroviário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *