BNDES pretende facilitar financiamento de ônibus elétricos no país
Por Emerson Pereira
O BNDES, pretende fomentar que o país possa produzir cerca de mil ônibus elétricos até o fim de 2023. Segundo Aloísio Mercadante, presidente do BNDES, o banco vai financiar projetos de produção e fábricas desses veículos.
Mercadante diz que os ônibus são a primeira etapa para começar a mudar a matriz de transporte com veículos híbridos e elétricos.
O presidente disse que ainda é difícil saber quanto dinheiro o banco vai ter em projetos de ônibus elétricos. Ele destaca o tamanho do mercado nacional de transporte público.
Segundo a plataforma E-BUS Radar, que monitora frotas de ônibus elétricos na América Latina, o Brasil tem cerca de 370 desses veículos atualmente. O Brasil fica atrás de países como Colômbia, que tem quase mil e seiscentos elétricos, Chile e México, que também têm frotas expressivas.
Caso o incentivo estatal seja disponibilizado, a medida deve facilitar que empresas das 21 maiores regiões metropolitanas brasileiras comprem ônibus elétricos com condições especiais, entre elas Salvador.
Atualmente Salvador conta com 28 ônibus elétricos, sendo 20 do sistema metropolitano e 8 do BRT. Os principais fornecedores de ônibus elétricos e híbridos do mercado nacional são BYD, Eletra, Mercedes-Benz, Scania e Higer.
FUTURO DOS ELÉTRICOS EM SALVADOR
Enquanto o BRT de Salvador pretende manter uma quantidade de 30% da sua frota composta por ônibus elétricos, já na gestão estadual, informações extraoficiais de fontes ligadas ao governo do estado, apontam que o governo pretende ampliar a frota de elétricos do sistema metropolitano e também criar novas linhas principalmente visando a aplicação de um sistema BRT nos corredores transversais.