Mirando em sustentabilidade, prefeitura de Salvador entrega 20 novos ônibus com ar-condicionado
Por Emerson Pereira – Foto Bruno Concha / Secom
Mais 20 ônibus novos climatizados foram entregues à população soteropolitana na manhã desta quinta-feira (20), pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), na Praça do Sol, no bairro de Periperi. Os novos ônibus pertencem ao consórcio Plataforma e fazem parte da renovação anual da frota da capital baiana.
Os ônibus serão destinados para linhas que operam no bairro de Mirantes de Periperi. São elas: 1633 – Mirantes de Periperi x Ondina, 1636 – Mirantes de Periperi x Boca do Rio/Imbuí (via BR 324), 1637 – Mirantes de Periperi x Boca do Rio/Imbuí e 1649 – Mirantes de Periperi x Estação Cidadela. Com essa entrega, Salvador passa a contar com 546 ônibus com ar-condicionado.
De acordo com o titular da Secretaria de mobilidade, Fabrizzio Müller, à medida que os próximos ônibus forem chegando, serão alocados nas linhas que registram maior carregamento de usuários na cidade. “Nosso objetivo é cada vez mais oferecer conforto aos usuários do sistema. Mesmo com todas as limitações econômicas enfrentadas, estamos mantendo a renovação anual da nossa frota”, disse o secretário.
Os novos ônibus possuem motor Euro 6, com tecnologia que diminui a emissão de poluentes, ruídos e tem maior eficiência energética. A motorização do ônibus EURO 6 traz várias vantagens significativas que beneficiam tanto o meio ambiente quanto as pessoas. Em primeiro lugar, esse sistema foi projetado para reduzir drasticamente as emissões de poluentes, como dióxido de nitrogênio (NOx) e partículas finas. Isso ajuda a melhorar a qualidade do ar nas cidades e a diminuir os impactos negativos na saúde das pessoas, como problemas respiratórios e cardiovasculares.
Além disso, os ônibus EURO 6 também são mais eficientes no consumo de combustível. Isso significa que eles conseguem percorrer maiores distâncias com uma quantidade menor de combustível, o que é ótimo para reduzir os custos operacionais das empresas de transporte público. Além disso, uma maior eficiência energética também contribui para a diminuição das emissões de gases do efeito estufa, ajudando a mitigar os impactos da mudança do clima.
Outra vantagem importante da motorização EURO 6 é a utilização de tecnologias mais avançadas de controle de emissões. Isso inclui sistemas de pós-tratamento, como catalisadores e filtros, que ajudam a eliminar ainda mais os poluentes antes de serem liberados na atmosfera. Assim, o uso de ônibus EURO 6 é um passo significativo em direção a um transporte público mais limpo, eficiente e sustentável, trazendo benefícios para todos nós, cidadãos e o meio ambiente. “A partir de agora, os novos ônibus adquiridos para Salvador serão equipados com motor Euro 6. Seguimos buscando soluções que visem trazer mais qualidade para o transporte aliadas a sustentabilidade”, concluiu o secretário.
Gostei muito! Vai ajudar muito aqui no subúrbio.
Sem dúvidas Umberto!