Em 8 anos de sistema Integra, Salvador teve 128 ônibus incendiados; Relembre todos os casos
Por Emerson Pereira e Emanuel Edson Pimenta
Os incêndios em ônibus, sejam eles causados intencionalmente ou por falhas mecânicas, causam prejuízos significativos em Salvador. Além dos danos materiais aos veículos, esses incidentes afetam diretamente a população, uma vez que comprometem o transporte público e dificultam a mobilidade urbana. Além disso, esses incêndios representam um risco à segurança dos passageiros e dos profissionais que atuam no setor. Medidas de prevenção, fiscalização e conscientização são essenciais para evitar tais ocorrências e garantir um transporte seguro e eficiente para todos os soteropolitanos.
Iniciado em 2015, o atual sistema de transporte urbano da capital baiana, Integra, já teve 128 veículos incendiados ao longo de 8 anos de operação em Salvador. Entre os principais causas para alcançar esse número, estão falhas mecânicas, incêndios criminosos e o trágico incêndio na garagem ocorrido em 2018.
Diante desses números tão assustadores, fizemos um levantamento para detalhar a evolução desses eventos na cidade, veja abaixo:
FALHAS MECÂNICAS
As falhas mecânicas foram responsáveis pela perda total ou parcial de 15 ônibus do Integra, tendo o Consórcio Salvador Norte (CSN) como maior protagonista nesse tipo de ocorrência, a empresa azul teve 9 ônibus queimados por falhas mecânicas enquanto circulavam pela cidade, enquanto isso, o Consórcio Plataforma perdeu 5 coletivos e o Consórcio OT Trans apenas 1 pelo mesmo motivo.
INCÊNDIO NA GARAGEM
Além dos incêndios de veículos durante sua operação, algumas situações ocorreram dentro das garagens dos operadores do transporte público da cidade, o episódio mais marcante ocorreu em 2018, quando o Consórcio Salvador Norte perdeu 60 coletivos na garagem da antiga BTU. Ao todo, 65 ônibus do Integra foram perdidos dessa forma, sendo 61 da CSN e 4 da OT Trans.
INCÊNDIOS CRIMINOSOS
Além das falhas mecânicas, o vandalismo contra os ônibus da cidade também tem chamado a atenção nos últimos anos, desde o inicio da operação do sistema 48 veículos foram incendiados de maneira intencional na cidade, as regiões como maiores incidência desse tipo de delito são: Sussuarana (5), Vale das Pedrinhas (4) e Pero Vaz (4). Ao todo, o Consórcio Salvador Norte perdeu 20 veículos, enquanto a OT Trans 16 e a Plataforma 12 em incêndios criminosos em diversas regiões da cidade.
Os casos de incêndio em ônibus refletem diretamente na composição da tarifa do sistema Integra, além de reduzir a oferta de ônibus nas linhas da cidade. A prefeitura de Salvador aponta que qualquer ato de vandalismo na capital baiana pode ser denunciado no número 156 ou através do acionamento da Policia Militar. É importante destacar que esse levantamento considera apenas incêndios que provocaram perda total do veiculo, ou seja, desconsidera princípios de incêndios ou casos que os veículos foram recuperados.