fbpx
Mobilidade Urbana

Governo do estado decide romper contrato com consórcio do VLT do Subúrbio

Por Emerson Pereira – Foto Divulgação Governo da Bahia

O governo do estado anunciou por meio de nota nesta quarta-feira (16), que decidiu romper o contrato com o consórcio Skyrail Bahia, composto pelas empresas Build Your Dreams (BYD Brasil) e Metrogreen, para a construção do VLT do Subúrbio (monotrilho).

De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues, a expectativa é de que a rescisão ocorra de forma amistosa. Segundo a gestão estadual, o consórcio chinês respondeu formalmente a notificação, concordando com o encerramento do contrato.

A decisão acontece após a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) indicar a necessidade da rescisão contratual como uma saída viável, diante de possíveis irregularidades. Mesmo com poucas obras físicas executadas ao longo do seu trajeto, o VLT do Subúrbio custou aproximadamente R$ 57 milhões aos cofres públicos baianos.

O governo do estado não informou se dará continuidade ao projeto do monotrilho, que apelidaram de VLT do Subúrbio ou se avaliará a implantação de outro modal de transporte para uma das regiões mais populosas da capital baiana, que perdeu uma importante alternativa de transporte desde a desativação dos trens do subúrbio em fevereiro de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *