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Mobilidade Urbana

Subúrbio Ferroviário: VLT de Cuiabá pode ser comprado pelo Governo da Bahia

Por Emerson Pereira

Depois de cancelar o contrato com o consórcio responsável pela construção do monotrilho do subúrbio ferroviário, o Governo da Bahia está atuando para tentar resolver a situação, de acordo com matéria publicada pelo portal Gazeta Digital, o governo baiano pretende comprar os veículos leves e os trilhos do VLT Cuiabano.

Com negociações lideradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em conjunto com os tribunais de contas dos dois estados e as respectivas Casas Civis.

Os vagões do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá estão parados desde 2013, por questões jurídicas, dos 22 quilômetros previstos para o modal, apenas 7 entraram em operação, o que levou à suspensão do projeto. Lá um sistema BRT substituiu o VLT e fez com que o material rodante comprado pelo governo estadual fosse descartado. No ano passado ocorreu uma negociação parecida com o governo do Rio de Janeiro, mas as tratativas não avançaram.

SOBRE O VLT DO SUBÚRBIO

O VLT do subúrbio ferroviário foi projetado para substituir o centenário sistema de trens que atravessava toda região com destino a Calçada, a implantação do monotrilho,sim era um monotrilho e não um VLT mesmo, exigiu a desativação completa dos trens suburbanos em 2021, apesar disso as obras não avançaram e o contrato foi cancelado pelo governo da Bahia.

SOBRE O SUBÚRBIO FERROVIÁRIO

Sendo uma das regiões mais populosas da capital baiana, a região se desenvolveu ao longo da linha do trem, atualmente a região é atendida por ônibus urbanos e metropolitanos que passam pelos bairros do subúrbio, a retirada do trem pressionou ainda mais o sistema de transporte da região, um vez que não houve nenhuma opção aos 150 mil usuários mensais do sistema ferroviário, a região carece de um modal de transporte mais eficiente para melhorar o serviço oferecido aos suburbanos e para quem visita uma das regiões mais bonitas da cidade.

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