Governo faz estudo de viabilidade para a implantação de trem Salvador – Feira de Santana
Por Emerson Pereira
De acordo com informações do Jornal Atarde, no final do mês de julho, a CCR, concessionária responsável pelo metrô de Salvador enviou uma MIP (Manifestação de Interesse Privado) a alguns órgãos da estrutura do Governo da Bahia, uma solicitação para a realização de estudos e convocação da iniciativa privada para atestar a viabilidade da implantação, operação e manutenção de um sistema de Trem Regional entre as duas maiores cidades baianas, Salvador e Feira de Santana.
O governador Jerônimo Rodrigues já havia afirmado que a construção da malha de um “Trem Regional” no estado seria um “objetivo da sua gestão” e que realizaria estudo de viabilidade técnica e econômica para garantir sua implantação.
A estimativa da CCR é que o projeto necessite de investimento aproximado de R$ 2,6 bilhões com um custo anual de R$ 280 milhões para manutenção do sistema férreo. A proposta da CCR é executar o projeto na forma de uma PPP (Parceria Público-Privada), com um prazo de vigência de 30 anos pela administração do modal.
O trem entre Feira de Santana e Salvador já foi cogitado em 2018, na época o governador era Rui Costa, a promessa foi feita durante uma entrevista na cidade de Feira de Santana, mas o projeto foi engavetado e ao que perece vai ser revisto pelo atual governador Jerônimo Rodrigues.