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Mobilidade Urbana

BRT Salvador: Capital baiana ganha o maior terminal de eletrocarga do país

Por Emerson Pereira – Foto Betto JR / PMS

A Prefeitura de Salvador entregou nesta segunda-feira (18) o maior terminal de eletrocarga em área pública do país, o equipamento foi instalado ao lado da Estação Rodoviária do BRT, para uso exclusivo dos ônibus elétricos do sistema. O eletroterminal foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, com capacidade para carregar até 20 ônibus ao mesmo tempo. A obra, feita com recursos do município, o valor investido é de aproximadamente R$ 4 milhões.

A estrutura tem 10 estações, com capacidade para atender dois ônibus cada. Os pontos, que podem chegar à potência de 160 kW/h cada, podem concluir o abastecimento completo de um veículo em até duas horas. A localização do terminal, ao lado de uma das estações mais estratégicas do BRT, vai permitir que os ônibus elétricos que compõem atualmente o modal da capital baiana sejam recarregados mais facilmente, sem que precisem se deslocar até as garagens, que ficam distantes das estações.

Bruno Reis destacou o pioneirismo de Salvador com a obra, considerada essencial para mudar a matriz energética dos ônibus no país. “O transporte público sobre rodas no Brasil enfrenta hoje a maior crise da sua história. Com a escalada dos preços dos combustíveis nos últimos anos, a coisa comum é a gente ver empresas da área fechando as portas nas grandes cidades. Sem dúvidas, se a prestação desse serviço não trouxer inovação, não investir em tecnologia, ela não vai se sustentar”, disse o prefeito.

Bruno Reis também destacou que o investimento não é apenas para o presente do transporte público, mas para o futuro. “Só a tecnologia, a inovação e os ônibus elétricos vão permitir que, no futuro, o transporte público sobre rodas possa sobreviver. E não estamos poupando esforços para que façamos isso aqui em Salvador. Justamente porque estamos com isso tirando um dos componentes que mais pesam no custeio do sistema, que é o diesel. Os estudos mostram que ele, sozinho, representa 26% de todo o custeio”, afirmou.

Com o terminal elétrico, será possível realizar as chamadas ‘cargas de oportunidade’, que ocorrem nos horários de menor demanda da operação. Ou seja, além das recargas feitas no período noturno, os ônibus elétricos poderão realizar abastecimentos rápidos, nos períodos entre-picos da manhã e da tarde, retornando para a operação com 100% de suas baterias recarregadas para iniciarem o período severo do final da tarde. Ao longo do dia, portanto, será possível abastecer até 40 veículos.

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