Metrô e terminal de ônibus em Águas Claras devem ser inaugurados ainda em outubro, veja a provável data
Por Emerson Pereira / Foto portal CajaON
A chegada do sistema metroviário de Salvador na região de Águas Claras, tem gerado muita expectativa entre os moradores da região, após sinalizações de uma possível entrega do equipamento em agosto e setembro, o governo do estado deu sinais que a entrega está cada vez mais próxima.
Ontem (3), durante a cerimônia de entrega de um novo complexo viário na região, o governador do estado, Jerônimo Rodrigues, deu a seguinte declaração, “Vamos chegar a Águas Claras, com mais de R$ 200 milhões de investimento. Nós esperamos que os últimos acabamentos sejam feitos agora, para que ainda em outubro a gente possa entregar outro trecho do metrô”.
A declaração veio após o questionamento da imprensa e também de populares que acompanhavam o evento, de acordo com fontes ligadas ao governo do estado, a data prevista para entrega dos equipamentos é no próximo dia 16 de outubro.
A chegada do metrô em Águas Claras deve provocar uma nova reestruturação nas linhas de ônibus da cidade, linhas do subúrbio ferroviário via Estrada do Derba que atualmente tem destino a Estação Pirajá, devem ser transferidas para Águas Claras, o mesmo deve acontecer com as linhas de Cajazeiras (via BR 324), outros bairros afetados com a mudança devem ser: Valéria, Castelo Branco, Palestina e Coração de Maria (Ceasa). Além das linhas urbanas, as linhas metropolitanas que atualmente vão até o Terminal Retiro devem ter seus roteiros reduzidos e o ponto final deve ser o terminal Águas Claras.
O início da operação do metrô em Águas Claras deve provocar uma grande redução da circulação de passageiros na Estação Pirajá e um esvaziamento quase total das linhas do terminal Retiro.