Governo da Bahia isenta IPVA de veículos elétricos de até 300 mil e BYD se prepara para ocupar antiga fábrica da FORD
Por Emerson Pereira
A montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), maior produtora de veículos elétricos do mundo, lançou a pedra fundamental para a instalação das suas fábricas na Bahia, na ultima segunda-feira (9).
Um ato simbólico, o terceiro desde o inicio das negociações – diga-se de passagem, oficializou o acordo para construção das três unidades da montadora, ocorreu no local onde elas serão instaladas, na cidade de Camaçari, que fica na Região Metropolitana de Salvador, o complexo industrial é o mesmo que era ocupado pela Ford até 2021.
Segundo o governo baiano, mais de cinco mil empregos diretos serão gerados pela montadora de origem chinesa. A BYD vai investir aproximadamente R$ 3 bilhões no processo de instalação das três fábricas. A expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025, com capacidade estimada de 150 mil veículos por ano, na primeira fase de implantação.

“Nós estamos vendo os investimentos possíveis da BYD para toda uma cadeia da produção automobilística, com a possibilidade de mais de cinco mil postos de emprego. Nós poderemos triplicar isso porque, com certeza, a cadeia dos postos de abastecimento, concessionárias, alimentação, saúde do trabalhador, toda ela será movimentada na Região Metropolitana de Salvador, em Camacari,” disse Jerônimo Rodrigues.
Além das fábricas, a BYD vai estabelecer um centro de pesquisa e desenvolvimento na região, com o objetivo de transformá-la em um polo de tecnologia, referido como o ‘Vale do Silício brasileiro’. Uma das metas principais desse centro será o desenvolvimento de tecnologia para um motor híbrido flex, que possa combinar etanol com motores elétricos.
Nos próximos cinco anos, carros elétricos produzidos na Bahia, com valor de até R$ 300 mil, poderão ser isentos do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA). Esta isenção será efetivada mediante a aprovação de um projeto de lei assinado pelo governador nesta segunda-feira, e que será enviado para a Assembleia Legislativa do Estado.