fbpx
Mobilidade UrbanaTransporte público

Salvador planeja pagar subsídio de R$ 190 milhões para o transporte público

Por Emerson Pereira – Foto Bruno Concha / Secom

A prefeitura de Salvador planeja dar um apoio financeiro de aproximadamente R$ 200 milhões para os operadores do transporte público municipal. Um projeto de lei será encaminhado, pelo prefeito Bruno Reis à Câmara Municipal, com o objetivo de subsidiar a tarifa de ônibus do sistema Integra. 

“A prefeitura está vendo uma forma de pagar o subsídio. Hoje vou encaminhar um projeto de lei para poder pagar o subsídio, pagar o valor da tarifa para ajudar o sistema a ficar de pé, para os ônibus rodarem e os empresários poderem honrar seus compromissos agora no final de ano”, disse Bruno Reis, na última segunda-feira (6).

É importante destacar que o transporte público vive uma longa crise em Salvador, o Consórcio Salvador Norte (CSN) foi descredenciado do sistema Integra em 2021, recentemente o prefeito afirmou que as empresas do sistema não possuem recursos para pagarem o 13º salário dos rodoviários, na última segunda-feira (6), o Sindicato dos rodoviários deflagrou um estado de greve e a paralisação do serviço pode ocorrer na próxima semana.

Atualmente cidades como São Paulo, Curitiba e Brasília pagam subsídio para as empresas de seus respectivos sistemas de transporte urbano, o valor é utilizado para equilibrar financeiramente os operadores e manter um padrão mínimo de qualidade no transporte coletivo. Em São Paulo por exemplo, a administração pública, através da SPTrans, determina até o tipo de ônibus mais adequado para operação de cada linha do sistema, com isso, as empresas são obrigadas a disponibilizarem em suas frotas de micros a ônibus articulados conforme a demanda de passageiros de cada roteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *