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Cuiabá inscreve VLT no PAC e VLT do Subúrbio Ferroviário fica mais distante

Por Emerson Pereira – Foto Secopa/MT

A Prefeitura de Cuiabá resolveu inscrever o projeto do Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT) da capital mato-grossense no programa federal, mas que passará por uma seleção pela gestão federal. Isso, deve frustrar os planos do governo da Bahia, que pretendia comprar os 40 trens que haviam sido comprados pelo governo do Mato Grosso e estavam fora dos planos para serem utilizados no VLT de Cuiabá para serem utilizados no VLT de Salvador, no Subúrbio Ferroviário. Os vagões estão parados há mais de 10 anos. A obra inscrita pelos cuiabanos no PAC tem uma previsão orçamentária de R$ 3 bilhões.

As negociações para a compra dos trens entre os dois estados estavam sendo conduzidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), junto aos governos da Bahia e de Mato Grosso, com representantes das Casas Civis dos dois estados.

Diante da situação o projeto de implantação do VLT no subúrbio ferroviário deve ser retardado mais uma vez, no ultimo mês de outubro o governo da Bahia já havia oficializado o rompimento de contrato com o consórcio responsável pela execução da obra do VLT que na verdade era um monotrilho. O custo das obras do “novo VLT” está estimado em quase 3.5 bilhões de reais, o novo projeto considera três trechos, o primeiro trecho vai da Calçada a Paripe, o segundo entre Paripe e Águas Claras (via Est. Derba) e o último trecho de Águas Claras até Piatã (Via Av. 29/03 e Orlando Gomes).

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