fbpx
Mobilidade Urbana

Teleférico Pirajá x Subúrbio deve ser concluído em 2028 com visão a Baía de Todos os Santos

Por Emerson Pereira – Foto Divulgação

O teleférico panorâmico que será construído no Subúrbio Ferroviário da capital baiana deve ser concluído em 2028. Ao menos essa é a previsão da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, que deu detalhes do processo por trás do projeto e sobre o andamento dos estudos feitos na instituição em entrevista nesta terça-feira (5).

“O teleférico já está numa proposta de financiamento junto a um banco internacional. A questão do recurso está praticamente viabilizada pela Prefeitura. Porque falar de um equipamento como esse sem ter a garantia de recurso, vira apenas um sonho, né? Mas já está encaminhada a proposta para o financiamento para a implantação do equipamento. Acreditamos que no próximo ano já vamos ter esse contrato fechado. Já a previsão para conclusão total do teleférico é de 3 anos. O ano que vem será para a gente fechar o projeto e contrato de empréstimo. Em 2024, iniciamos as obras. Sendo otimista, creio que em 2028 a gente implanta ele”, disse Scofield.

A Fundação Mario Leal, que é responsável por elaborar o projeto do teleféric​o, recebeu em janeiro um estudo básico de viabilidade econômica, feito pela empresa colombiana IST Cables (confira abaixo), por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS). Agora, a implantação do teleférico que deve ligar Praia Grande ao bairro de Campinas de Pirajá, num trajeto de 4,3 km​, depende apenas de projetos complementares.

Se tudo ocorrer como o planejado, todo esse processo vai valer a pena, Isso porque a viagem deve durar cerca de 8 minutos, com vista panorâmica da Baía de Todos-os-Santos. ​O projeto prevê quatro estações: uma no Alto da Terezinha; outra na Suburbana, em Praia Grande; uma terceira em Pirajá; e a última é a estação Campinas de Pirajá, onde fica a mais nova estação do metrô, inaugurada recentemente na região da Brasilgás.

A expectativa é que aproximadamente quatro mil pessoas utilizem o teleférico panorâmico diariamente, com a tarifa incluída no sistema de integração atual. Serão 27 torres de sustentação e 197 cabines, que deverão comportar 10 passageiros por bonde. “Além de ser um equipamento de transporte, ele terá uma visão belíssima da cidade e da Baía de Todos-os-Santos. Vai passar próximo ao Parque Metropolitano de Pirajá e proporcionará uma visão única da paisagem urbana”, completa a presidente da Fundação.

O objetivo da Prefeitura de Salvador é que o teleférico retire boa parte do fluxo de pessoas e veículos da BA-528, mas não anule a implantação de outros meios de transporte na região, como o Veículo Leve Sob Trilhos (VLT). “O teleférico é um equipamento que complementa um modal de média e alta capacidade. Ele não funciona por si só. É um transporte que complementa o metrô, o BRT, o ônibus…”, finaliza Tânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *