Com o objetivo de melhorar o transporte de Salvador Prefeitura projeta mega renovação até 2026
Por Emerson Pereira – Foto Lucas Moura / PMS
Com o objetivo de melhorar o transporte público da capital baiana nos próximos quatros, a Prefeitura de Salvador conseguiu a aprovação de dois empréstimos que vão permitir a aquisição direta de coletivos por parte da administração municipal.
A maior parte dos recursos contratados será destinada à aquisição de mais 120 veículos elétricos para o sistema BRT, tornando assim a capital baiana a cidade com maior frota elétrica do Brasil neste modal.
O projeto prevê a aquisição de 180 novos ônibus convencionais com ar-condicionado. Somando-se aos investimentos previstos pelos operadores do sistema Integra, a expectativa é que a capital baiana chegue ao final de 2024 com 50% da frota do Sistema Integra totalmente renovada e climatizada.
Os vereadores autorizaram a Prefeitura de Salvador a obter créditos de até R$525 milhões a serem destinados ao transporte público municipal. Serão R$375 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com garantia da União, e R$150 milhões junto à Caixa Econômica Federal, através de um programa do Governo Federal para o setor de transportes.
Com os recursos do BIRD, o objetivo da prefeitura é ter mais de 170 veículos elétricos no BRT até o final de 2026. Com isso, mais de 70% da frota prevista para o sistema BRT será movida a eletricidade.
Além disso, os recursos serão investidos para ampliar a infraestrutura elétrica, a exemplo da construção de um segundo terminal de recarga elétrica dos veículos na região da Estação da Lapa. Em setembro, a Prefeitura inaugurou o maior terminal de eletrocarga em área pública do país, ao lado da Estação Rodoviária do BRT, com capacidade de carregar até 20 ônibus simultaneamente.
O projeto municipal prevê que além do veículos convencionais e micro-ônibus que devem ser utilizados pelo sistema Integra, os recursos devem garantir a aquisição de ônibus elétricos, ônibus alongados de 15 metros, ônibus Padron (Convencional com piso baixo) e articulados (sanfonados).
Após a aprovação que ocorreu no último dia 6 de dezembro, a secretaria de Mobilidade, sob o comando do secretário Fabrizzio Muller, já iniciou os trâmites para garantir a aquisição imediata dos veículos, o projeto vem sendo acompanhado de perto pelo prefeito da cidade Bruno Reis, os primeiros coletivos desse lote devem chegar em salvador no final do primeiro trimestre de 2024.
Considerando à previsão dos concessionários do Integra de adquirir mais 130 ônibus novos, a expectativa é que a capital baiana termine o ano de 2024 com 50% da frota do sistema Integra renovada e climatizada. Desde 2019, foram entregues 502 novos ônibus, todos com ar-condicionado, o que representa uma renovação de aproximadamente 35% da frota da cidade.
DE VOLTA AO MERCADO
Antes ignorada pelos empresários do sistema de transporte soteropolitano, a Scania deve voltar a fornecer ônibus para o sistema de transporte soteropolitano em 2024, atualmente a fabricante de origem sueca é a única montadora do mercado nacional de ônibus que oferece chassis alongados de 15m com a opção de piso baixo, com isso, Salvador deve receber quase 60 ônibus da marca no próximo ano.
A VOLTA DOS SANFONAS
Em 2012, a BTU desativou o último articulado da capital baiana, desde então, nenhum operador do transporte municipal investiu nesse tipo de ônibus, indo na contramão das principais capitais brasileiras. Ao que tudo indica, em 2024 os sanfonados devem voltar a circular por Salvador pelo sistema BRT, interlocutores apontam que inicialmente os articulados devem vim em pequeno numero, entretanto, diante da expansão do BRT até a Lapa a frota poderá ser ampliada nos próximos anos.
REFERÊNCIA ELÉTRICA
O plano da gestão municipal é tornar o sistema de transporte soteropolitano em uma referência do uso de veículos elétricos no transporte coletivo, inicialmente o plano era ter 30% da frota do BRT composta por ônibus elétricos, após a liberação do empréstimo a SEMOB avalia o aumento desse percentual e até a possibilidade do uso de ônibus elétricos em linhas do sistema Integra.