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Mobilidade UrbanaTransporte público

A onda de calor e o impacto no transporte público da capital baiana

Por Emerson Pereira – Foto Ícaro Chagas

Uma nova onda de calor atinge a Bahia desde a última quinta-feira (14) e isso tem causado um perceptível aumento de temperaturas em diversas cidades baianas, em Salvador o aumento do calor pode ser percebido nos deslocamentos diários dos soteropolitanos pela capital do estado. Enquanto o Metrô e o BRT contam com frota totalmente climatizada, o sistema Integra ainda tem boa parte da frota sem o ar-condicionado.

Diante da situação, fomos em busca de informações junto a Secretaria de Mobilidade (Semob), para entender o que esta sendo feito para melhorar esse aspecto nos ônibus soteropolitano, as métricas com relação a temperatura dos coletivos e também saber se há fiscalização nos ônibus climatizados do Integra.

Inicialmente perguntamos qual a temperatura determinada pela Semob para os ônibus climatizados do Integra, de acordo com o órgão gerenciador do sistema de de transporte municipal, os veículos devem operar com a temperatura interna de 22⁰, quando a temperatura externa estiver em até 30⁰, quando a temperatura externa for maior que 30⁰ os veículos deverão estar com interna com 8⁰ a menos, conforme a resolução ABNT NBR 15570 .

Outro ponto que questionamos foi a respeito da fiscalização sobre a temperatura dos ônibus climatizados da cidade, de acordo com a Semob, o Setor de inspeção veicular (SEIVE) realiza a fiscalização da temperatura dos veículos do Integra e do BRT, com aferição da temperatura interna através do termômetro digital e de vazão do ar através anemômetro. Se for identificada alguma anormalidade os veículos são recolhidos para a garagem com termo de inspeção veicular para fazer o reparo, só sendo liberado para retornar a operação após nova verificação do SEIVE.

Por fim, solicitamos uma atualização sobre a quantidade de ônibus com ar condicionado em operação na cidade, de acordo com a Semob, atualmente o sistema Integra conta com 502 coletivos com ar-condicionado, o número equivale a aproximadamente 27% da frota do sistema convencional da cidade. Já o BRT, todos os 44 ônibus da frota do modal contam com o equipamento.

PROJEÇÃO DE AMPLIAÇÃO DE FROTA CLIMATIZADA

Recentemente a câmara de vereadores aprovou dois empréstimos que vão possibilitar a aquisição de novos ônibus para cidade, parte dos recursos contratados será destinada à aquisição de mais 120 ônibus elétricos para o sistema BRT, todos climatizados, já para o Integra, a Prefeitura Municipal de Salvador prevê a aquisição de 180 novos ônibus convencionais com ar-condicionado. Considerando os investimentos previstos pelos operadores do sistema Integra (Plataforma e OT Trans), a expectativa da gestão municipal é que a capital baiana chegue ao final de 2024 com 50% da frota do sistema Integra totalmente renovada e climatizada.


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