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Topic`s em crise: Qual o futuro do STEC em Salvador?

Por Emerson Pereira – Foto Ícaro Chagas

Criado em 21 de maio de 1997, o Subsistema de Transporte Especial Complementar (STEC), vive seu momento mais delicado de sua trajetória. O sistema complementar que já teve quase 300 veículos atualmente conta com 188 coletivos ativos.

Em buscas em site de vendas, não é difícil encontrar alvarás do STEC a venda, os problemas que atingem o setor de transporte em todo país, chegaram no subsistema e diferente dos grandes frotistas de sistemas como do Integra por exemplo, os efeitos dos impactos financeiros são muito mais visíveis nas “Topic’s”, pois o subsistema é formado por permissionários individuais.

Diante da queda de passageiros transportados pelo STEC, a maioria dos veículos que operam nas linhas do sistema complementar operam sem cobrador, o artifício é uma medida para reduzir o custo operacional dos veículos e manter o sistema em operação.

Boa parte da frota do STEC vai completar 10 anos de fabricação em 2024, desde 2014 não há uma grande renovação no sistema e muitos veículos já podem ser vistos circulando em péssimo estado de conservação.

Recentemente a Prefeitura de Salvador viabilizou um apoio financeiro ao subsistema, o valor de 15 milhões de reais vai ser disponibilizado para manter o equilíbrio financeiro do STEC.

No último mês de outubro, 798.799 passageiros (pagantes) foram transportados pelos micros do STEC na capital baiana.

Diante de todo cenário que envolve a operação do subsistema complementar, o sistema é alvo frequentemente de reclamações entre os usuários, e várias linhas do STEC já refletem o declínio do sistema e agonizam enquanto aguardam por melhorias.

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