fbpx
Mercado automotivoÔnibus

Líder do segmento urbano, Caio completa 78 anos de fundação

Por Emerson Pereira – Foto Ícaro Chagas

Fundada em 19 de dezembro de 1945, ao longo de 78 anos de história, a Companhia Americana Industrial de Ônibus (Caio), se firmou como uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do país.

De 1945 até 1980, a CAIO produziu suas carrocerias no bairro da Penha em São Paulo, diante do crescimento constante e as limitações da sua tradicional unidade fabril, no ano de 1982, a encarroçadora inaugurou um nova fábrica na cidade de Botucatu, que fica no interior de São Paulo, a nova estrutura permitiu a produção de até 40 ônibus por dia.

Apesar do sucesso de vendas no segmento urbano, a CAIO enfrentou uma grande crise financeira no final da década de 90, diante dessas dificuldades a a Companhia Americana Industrial de Ônibus (CAIO) teve sua falência decretada em dezembro de 2000. Em 25 janeiro de 2001, a Induscar – Indústria e Comércio de Carrocerias, através de um grupo de investidores, assumiu o controle temporário da empresa e de toda sua estrutura, só em março de 2009, a Induscar passou a ser proprietária da marca Caio e do parque fabril, localizado no interior de São Paulo.

Apesar do sucesso de vendas no segmento urbano, a CAIO sempre teve dificuldades no segmento rodoviário, entretanto, em 2017, o Grupo Caio Induscar, adquiriu a fabrica e a marca Busscar, que é uma tradicional fabricante de ônibus rodoviários. A aquisição permitiu ampliação a introdução do grupo empresarial no segmento, tanto no mercado nacional, como no mercado internacional.

Atualmente a CAIO é a maior fornecedora de ônibus urbanos do Brasil, ao final de 2022, a encarroçadora atingiu a marca de 58,7% em vendas no segmento urbano. Entre os modelos fabricados atualmente pela empresa, o Caio VIP (Motor dianteiro) e Millenium (Motor traseiro, padron e Articulado) são sucesso nos suas respectivas categorias.

TRADIÇÃO EM SALVADOR

A CAIO tem uma atuação muito destacada no transporte público soteropolitano, atualmente é a maior fornecedora dos frotistas locais, na década de 80 a empresa travou uma disputa acirrada com a Marcopolo, Ciferal e Aratu pelo mercado local, com a saída da Aratu do segmento no inicio dos anos 90, a CAIO expandiu seus negócios na cidade, principalmente com o Caio Vitória, um dos maiores sucessos de vendas da história da empresa, no fim da década de 90 a encarroçadora passou a ser líder no transporte da cidade com o lançamento do Apache S21, de lá pra cá, seu domínio só aumentou, consolidando a marca da empresa na história do transporte público da capital baiana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *