Semob reforça fiscalização nos ônibus climatizados de Salvador
Por Emerson Pereira – Foto Divulgação Semob
Na manhã desta segunda-feira (22), equipes de fiscalização da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), fizeram uma operação para aferir a temperatura dos ônibus com ar-condicionado da capital baiana. A operação foi realizada na Avenida Luiz Viana Filho, no ponto que fica próximo ao Estádio de Pituaçú e no ponto em frente ao Elevador Lacerda.
A ação é realizada em um período em que Salvador registra altas temperaturas e que os usuários do transporte público municipal se queixam do calor nos ônibus (até nos equipados com ar-condicionado) da cidade.
Além disso, os agentes da Semob trabalharam em conjunto na operação Pare no Ponto. Essa atuação tem como objetivo garantir que os coletivos parem nos pontos de ônibus, evitando acidentes e transtornos aos usuários.
SOBRE OS ÔNIBUS CLIMATIZADOS
De acordo com a Semob, os veículos com ar-condicionado de Salvador seguem os parâmetros da norma ABNT NBR 15570, ou seja, os coletivos devem operar com a temperatura interna de 22⁰, quando a temperatura externa estiver em até 30⁰, quando a temperatura externa for maior que 30⁰ os veículos deverão estar com interna com 8⁰ a menos. Caso seja registrado temperatura fora desses parâmetros, o usuário deve prestar queixa no aplicativo Fala Salvador ou no telefone 156.
Atualmente Salvador conta com 546 ônibus equipados com ar-condicionado, sendo 502 no sistema Integra e 44 no BRT Salvador, durante o ano a frota climatizada da cidade deve ser reforçada com a renovação de frota prevista pela Prefeitura Municipal de Salvador para 2024.