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Prefeitura de Salvador inicia implantação do BRS na cidade; entenda como vai funcionar

Por Emerson Pereira – Foto Bruno Concha / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador iniciou nesta terça-feira (30) a implantação do BRS (Bus Rapid System, ou serviço rápido de ônibus, em inglês), cuja primeira linha ligará a Estação da Lapa ao Aeroporto. O prefeito Bruno Reis assinou a ordem de serviço para a primeira etapa das obras viárias que possibilitaram o funcionamento do novo serviço de transporte, o orçamento inicial do projeto é de R$ 4,2 milhões.

Os ônibus do BRS terão faixas preferenciais e, em alguns trechos, vão trafegar em vias exclusivas para ônibus, o que vai permitir a redução do tempo de deslocamento dos usuários de transporte público da cidade. A primeira linha do BRS sairá da Estação da Lapa e pelas vias exclusivas do BRT na Av. Vasco da Gama até a Rua Conselheiro Pedro Luís, que será completamente requalificada.

Os veículos seguirão pela orla da cidade, do Rio Vermelho até Itapuã, passando ainda pela Av. Dorival Caymmi até chegar ao Aeroporto. De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), o BRS será integrado a todos os demais modais em funcionamento na capital baiana, como BRT, Metrô, ônibus convencionais e o sistema de transporte complementar (STEC), tendo a mesma tarifa de embarque.

A operação do BRS terá os mesmos modelos de ônibus usados pelo BRT, oferecendo um pouco mais de conforto aos passageiros. O embarque e o desembarque dos usuários serão realizados em pontos existentes ao longo do trajeto.

O secretário de Mobilidade, Fabrizzio Müller explicou as diferenças entre o BRT e o BRS. “No BRT você tem canaletas, é uma infraestrutura mais complexa, com vias exclusivas, que muitas vezes precisam ser totalmente segregadas. BRS é um conceito diferente, não tem grande infraestrutura, você consegue, com faixas prioritárias e algumas exclusivas, colocá-lo para rodar. A obra de requalificação da orla, por exemplo, já está ajustada a esse conceito. Ou seja, já prevê um alargamento da pista”, disse Muller.

Na prática, o BRS da capital baiana terá um modelo operacional similar ao já aplicado na linha B3 Rodoviária x Pituba via Caminho das Árvores do BRT de Salvador, trafegando em vias exclusivas para ônibus e em locais com tráfego misto de veículos, o novo modal deve acrescentar um pouco de conforto aos usuários do transporte público soteropolitano.

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